Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GEOSAÚDE

Unisc e Cisvale lançam portal de informações sobre a Covid

Integrantes do projeto também passaram por testes de coronavírus nesta semana: foi a primeira atividade prática da iniciativa

A parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi ampliada com a criação de um portal. O site, batizado de GeoSaúde Unisc, vem sendo desenvolvido por grupos de pesquisa da instituição de ensino e irá fornecer dados e informações sobre o estudo a ser iniciado no próximo dia 18, que irá mensurar a soroprevalência de Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) na região.

O espaço virtual, no entanto, promete ser abastecido também com outras questões relativas à saúde e à educação, tornando-se dessa forma um repositório de produção científica. “A ideia é que o portal conte com dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos publicados em periódicos e links de dossiês acerca dos temas tratados pelos grupos de pesquisa e sobre a Covid-19”, ressaltou um dos idealizadores da página, o geógrafo Camilo Darsie.

O geógrafo disse que a ação foi uma estratégia encontrada como forma de divulgação dos trabalhos de pesquisa associados aos programas de Pós-graduação em Educação e Pós-graduação em Promoção da Saúde, ambos realizados na Unisc. “Em cada programa, os grupos de pesquisa desenvolvem investigações relacionadas à Covid-19, diretamente ou sobre temas que se articulam a ela de alguma maneira, caracterizando um trabalho periódico sobre o assunto”, complementou Darsie, que é doutor em Educação e possui pós-doutorado em Saúde Coletiva.

Publicidade

O médico infectologista Marcelo Carneiro e o geógrafo Camilo Darsie: idealizadores

LEIA TAMBÉM: Região de Santa Cruz tem um dos menores índices de isolamento do Estado

Site será um repositório de pesquisas na área

O geógrafo Camilo Darsie e a professora e psicóloga Betina Hillesheim coordenam o grupo de pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos, no programa de pós-graduação em Educação, enquanto o médico infectologista Marcelo Carneiro organiza as atividades do grupo Tecnologia de Ensino e Segurança do Paciente, no programa de pós-graduação em Promoção da Saúde. Na próxima quarta-feira, 15, três dias antes do início da pesquisa nos 14 municípios de abrangência do Cisvale, a página será lançada na web, e poderá ser acessada através do link geosaudevrp.org.

Publicidade

Darsie explica que o portal GeoSaúde Unisc será dividido em sessões. Uma contará com as informações geradas a partir do estudo do Cisvale, com um mapeamento dessa análise sendo feito pelos integrantes dos programas de pós-graduação da Unisc. Já outras duas abas serão destinadas à exploração de materiais acadêmicos de cada grupo de pesquisa.

“O tema Covid-19 será pesquisado por anos em função de todo o impacto causado, tanto na área da saúde como na da educação ou demais ciências. Por isso faremos do site um grande repositório de material que será fonte para pesquisas sobre o assunto, sendo atualizado ao longo do tempo. A função da universidade é essa, compartilhar conhecimento e, no caso da Unisc, promover o fortalecimento da comunidade”, complementou Darsie, que também é professor do curso de Medicina.

O portal GeoSaúde Unisc, desenvolvido tecnicamente pelo mestrando em Educação Bruno Cristiano e pelo estudante de Ciências da Computação Ygor Dreyer, será traduzido para o inglês e para o espanhol.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Venâncio fará testagem em massa do coronavírus

Primeira prática foi com testes na equipe

Na noite da última quarta-feira, ocorreu a primeira atividade prática relacionada à pesquisa que vai mensurar a soro-prevalência da Covid-19 na região de abrangência do Cisvale – Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Publicidade

Na oportunidade, as diretrizes gerais da atividade e procedimentos de segurança foram apresentados. Também houve um primeiro treinamento voltado para os coordenadores das equipes de coleta, no qual todos foram testados.

O encontro na Unisc contou com as presenças de Carneiro, Darsie e outros coordenadores da pesquisa, como Andréia Valim, Lia Possuelo e Mariângela Gaedke; as professoras Jane Renner, Éboni Reuter, Ana Paula Helfer, Daiana Carissimi, Ingre Paz, Susane Krug e Analídia Petry, além da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, o vice-reitor Rafael Frederico Henn e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adilson Ben da Costa, mais a diretora executiva do Cisvale, enfermeira Lea Vargas.

LEIA TAMBÉM: Se bandeira vermelha se confirmar, atividades práticas voltam a ser suspensas na Unisc

Publicidade

De acordo com Lea Vargas, o Cisvale e a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo têm sido protagonistas na elaboração de ações para o enfrentamento da Covid-19. Ainda em abril, na semana epidemiológica 17, iniciou-se o levantamento dos pacientes sintomáticos que buscam atendimento na rede de saúde dos 14 municípios integrantes do consórcio.

“Mensuramos as internações hospitalares, leitos clínicos e de UTI, novos casos, comportamento dos pacientes sintomáticos, sempre com uma avaliação semanal. Para aprofundarmos ainda mais o estudo, serão aplicados 5 mil testes adquiridos pelo Cisvale, em parceria com a Unisc, para execução da pesquisa da prevalência”, afirma Lea.

“Os estudos que aconteceram em março, abril, maio e junho mostraram o que aconteceu naquele período. Agora em julho e agosto, com a pesquisa, iremos mapear toda a pandemia na região do Vale do Rio Pardo”, explicou Marcelo Carneiro, que é coordenador geral da pesquisa e professor do curso de Medicina e do Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde na universidade.

“É um aprendizado que virá para a universidade e uma contribuição nossa com ciência aos municípios. Eles vão ter que tomar decisões, e tomá-las com base em cima de dados é sempre melhor”, comentou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.