Alerta 13/07/2020 09h17 Atualizado às 09h30

Semana terá frio intenso com geada ampla no Vale do Rio Pardo

Temperaturas negativas serão registradas na grande maioria dos municípios gaúchos

Depois de um fim de semana marcado por chuva, a região de Santa Cruz do Sul terá o predomínio do Sol nos próximos dias. O motivo é o ingresso de uma zona de alta pressão no Rio Grande do Sul. O sistema é totalmente o oposto do registrado nas últimas semanas, quando houve a formação de ciclones com vento e muita instabilidade. Com isso, o tempo seco vai prevalecer, pelo menos até quinta-feira.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o Sol já marca presença a partir desta segunda-feira, 13, embora ainda com a aparição de nuvens. A partir de terça, 14, ele predomina e as temperaturas vão sofrer uma queda intensa. O motivo é a presença do ar polar, que vai influenciar as condições no Estado.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas para cuidar da saúde dos pets em períodos frios

A tendência é de que na terça e, principalmente, na quarta-feira, 15, o amanhecer seja gelado no Rio Grande do Sul. “A quarta-feira promete marcas abaixo de zero em grande parte dos municípios gaúchos”, alerta a meteorologista Estael Sias.

Alguns modelos de previsão chegam a projetar mínimas de até 4 graus negativos nas áreas mais frias do Vale do Rio Pardo. “Teremos geada significativa em pontos do Centro, Oeste, Sul, Planalto e Missões. Esse é o alerta mais importante da semana em termos de condição meteorológica”, adianta Estael. A tendência é de que seja a semana mais gelada do ano, pelo menos até agora, no Rio Grande do Sul.

Entre a quinta, 16, e a sexta-feira, 17, a chuva retorna ao Estado e também ao Vale do Rio Pardo. Não se descarta a ocorrência de temporais localizados na região, com chuva forte e volumes mais elevados em alguns pontos, segundo a MetSul.

LEIA MAIS: Morre menina ferida durante explosão de lareira improvisada

Para quem não gosta do frio, a boa notícia é que a temperatura volta a se elevar a partir do fim de semana. Na próxima segunda-feira, 20, a projeção indica que os termômetros podem chegar novamente perto dos 28 graus na região de Santa Cruz.

>>> Saiba como está o tempo agora em Santa Cruz