Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Hospital Santa Cruz recebe habilitação para mais dez leitos de UTI

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta segunda-feira, 13, uma Portaria do Ministério da Saúde (MS), que autoriza a liberação de mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto para o Hospital Santa Cruz (HSC), que serão exclusivos para a internação de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19.

O valor liberado pelo Ministério da Saúde é de R$480 mil por mês, totalizando R$1,44 milhão, para custear três meses de operação dos novos leitos. De acordo com o diretor-geral do HSC, Vilmar Thomé, o valor repassado é suficiente para cobrir apenas parte das despesas. Ele informou, ainda, que os equipamentos já estão sendo montados e a instituição está em fase final de contratação dos novos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuarão na nova unidade.


LEIA MAIS: Entenda como é a ocupação dos leitos de UTI na região

Publicidade

Com essa ampliação, o HSC passará a contar com 30 leitos de UTI adulto, sendo 10 de uso comum e 20 exclusivos para Covid-19. Destes 20, dez são locados e custeados pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul e repassados à instituição, e serão desativados após o fim da pandemia do novo coronavírus. Já os novos leitos entregues pelo MS são definitivos, e servirão, no futuro, para a criação de uma segunda unidade de UTI adulto.

A previsão é de que ao longo dessa semana as novas vagas já estejam disponíveis, contribuindo para a ampliação da rede hospitalar do município e da região. Santa Cruz do Sul passará a ter 42 leitos de UTI adulto distribuídos entre o HSC e o Hospital Ana Nery, sendo 25 exclusivos Covid-19. Esse aumento na capacidade também deverá beneficiar a região no que diz respeito ao modelo de distanciamento controlado, considerando que a quantidade de vagas disponíveis nos hospitais é um dos principais indicadores de risco.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.