Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Circolo Culturale Bella Italia completa 18 anos de atividades em Santa Cruz

Cultura e tradição: grupo de danças Bella Italia, com estudantes da escola Petituba

Ao lado de alemães e de outros povos da Europa, os italianos começaram a chegar ao Sul do Brasil no século 19 para ocupar regiões ainda pouco habitadas. Assim, formaram diversas colônias, entre as quais se destacam as da Serra Gaúcha. Mas se imprimiram sua língua, sua cultura e seu modo de ser e de viver em centenas de municípios gaúchos e brasileiros, não foi diferente em Santa Cruz do Sul, ainda que esta tenha sido uma localidade originariamente formada por núcleo de imigrantes alemães.

Os italianos marcaram presença expressiva e crescente na cidade, em especial durante o século 20, e hoje conformam enorme contingente de compagnos, de companheiros. Inúmeras famílias tradicionais, que se dedicam a áreas de comércio, serviços, indústria, ensino e, claro, à liderança pública, transformam Santa Cruz também em uma piccola Italia para os descendentes. Que aqui preservam hábitos, costumes, tradições, língua, culinária e festas. Tudo regado a bom vino, bom formaggio, buona pasta, que, afinal, é preciso energia para ajudar essa terra a se desenvolver cada vez mais.

E se tem tanto sobrenome e sotaque italiano na região, era mais do que natural que houvesse uma aproximação deles, para cultivo de tradições, intercâmbio e integração. Foi assim que surgiu, em 12 de julho de 2002, o Circolo Culturale Bella Italia (o popular CCBI), que nesse domingo completou 18 anos de atuação. E com direito inclusive a um documentário que narra essa trajetória, “A História do Circolo Culturale Bella Italia de Santa Cruz do Sul”, que pode ser localizado no YouTube.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: documentário conta história do Circolo Culturale Bella Itália

Como lembram Carin Bräunig, Vânia Dezorzi e Sérgio Damiani, que se ocuparam do resgate de passagens marcantes dessa caminhada, o objetivo do Circolo foi manter vivas as tradições italianas em terras alemãs, com eventos fixos anuais e momentos de integração, inclusive com promoção de shows e congraçamentos.

Nova sede

Publicidade

Uma das grandes conquistas do CCBI foi a obtenção, por doação da Prefeitura, de terreno no qual serão erguidas as futuras instalações do Bella Italia, nos altos da Rua Marechal Deodoro, o que propiciará, a descendentes de italianos, um ponto definitivo de convergência na cidade.

Afixação da placa inaugural da edificação da nova sede, nos altos da Marechal Deodoro
Reprodução da imagem da fachada do prédio que vai constituir a nova sede do CCBI

Um dos eventos regulares na agenda dos italiani é o Raccontando, a inaugural das aulas de língua e cultura italiana na cidade, que acontece desde 2002. Há ainda o almoço da imigração, no qual é servido o tradicional galeto com spaghetti, em maio, em alusão à data da imigração italiana para o Brasil, 20 de maio de 1875. Segundo apontamentos históricos, do Porto de Gênova saíram 1,5 milhão de italianos rumo ao Brasil.

Os italianos santa-cruzenses curtem a Cena Danzante, na qual se comemora o aniversário do Bella Italia, com jantar-dançante regado a boa comida. Na oportunidade, a culinária italiana faz desfilar seus pratos típicos. Um espaço Bambini permite que os baixinhos se divirtam. E o Circolo ainda realiza os filós mensais, para discussão de temas e planos. Outros eventos são o Vivere L’Italia in Piazza, o Mosaico Cultural e a Aquarela Cultural, que ocorrem na Praça Getúlio Vargas, no Centro, com apresentação de grupos de danças e do grupo Cantante Bella Italia. Os festejos culminam com a caminhada da imigração pela cidade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEOS: colecionador de Lajeado guarda latas dos mais variados itens

O CCBI ainda promoveu dois shows internacionais da cantora Patrizia Laquidara e do violinista Giancarlo Bianchetti, em 2012 e 2013; e a apresentação do Coro Marmolada, de Veneza, na Catedral São João Batista, em 2013. Já o projeto para a construção da sede social do Circolo encontra-se concluído, assinado pelo escritório Teia + Iara, e a obra deve se iniciar em breve. Quando a edificação ficar pronta, ela passará a sediar muitas das atividades culturais, para os membros e a comunidade em geral.

Circolo

Publicidade

Os idealizadores do Circolo Culturale Bella Italia foram Sixto Fausto Pedrotti e esposa Irma Pedrotti, Rudi Vendelino Bagattini e esposa Teresinha Bagattini, e as senhoras Clair Lourdes Battisti e Maira Zambiazi. Os iniciadores do movimento de criação da entidade pretendiam reunir os ítalo-brasileiros e simpatizantes da cultura italiana na cidade. A ideia logo foi abraçada por mais pessoas e as reuniões tornaram-se frequentes. Com cerca de 150 pessoas presentes, o CCBI foi fundado em 12 de julho de 2002. O presidente atual é o engenheiro agrônomo José Inácio Zanon, natural de Antônio Prado e que atua junto à Avanza Consultoria e Representações.

LEIA TAMBÉM: Estudo da Prefeitura indica cinco rotas turísticas em Candelária

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.