Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Luto

Morre Eugenio Jaeckel Hackbart, um dos pioneiros no serviço de meteorologia no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação/MetSul

Morreu nesta terça-feira, 14, o meteorologista, sócio e fundador da MetSul Meteorologia Eugenio Jaeckel Hackbart, aos 83 anos. Em comunicado, a empresa informou o falecimento e emitiu nota de pesar. O velório do Professor Eugênio, como era conhecido, acontece entre 8 e 16 horas, na capela 2 da Funerária Seewald, em São Leopoldo, de onde sairá o cortejo. O sepultamento ocorrerá às 16h30 no Cemitério Municipal de São Leopoldo. 

Em homenagem feita em 2017 ao meteorologista, a MetSul relembrou a história de um dos maiores nomes do setor em todo o Rio Grande do Sul. “A história do Professor Eugenio é marcada pelo idealismo, a paixão pelas ciências naturais e o encantamento com a atmosfera”, dizia a homenagem.

O Professor Eugenio nasceu em 28 de junho de 1937, no Sul do Estado. Desde os 8 anos de idade, em 1945, antes mesmo de ser criada a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) – somente em 1950 -, Eugenio Hackbart praticava a observação meteorológica, a vivência do clima e do tempo no Rio Grande do Sul. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Unisinos nos cursos de História Natural e Biologia, desenvolveu por meio do Ministério da Aeronáutica a habilitação como meteorologista, sendo credenciado pelo CREA-RS ainda em 1983, conforme o histórico da MetSul.

Publicidade

A empresa surgiu depois de vinte anos de trabalho na Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, um serviço de meteorologia pioneiro e inédito no Brasil, direcionado aos municípios. Seguindo uma nova concepção na utilização da Meteorologia, criou, em 1986, o projeto Clima-Ambiente de pesquisa e ensino junto a diversas prefeituras do Rio Grande do Sul e estruturou uma rede independente de estações de pesquisa, de ensino e de assessoramento à administração pública municipal, constituindo-se no primeiro serviço de meteorologia municipal no Brasil.

Igualmente de forma pioneira, em 1978, em São Leopoldo, introduziu o ensino de Meteorologia em escolas de segundo grau, onde atuou durante trinta anos nas áreas de Biologia, Ecologia e Meteorologia. Em 1993, implementou o ensino de Meteorologia fundamental nas escolas primárias da rede pública municipal em São Leopoldo e em municípios do Vale do Rio dos Sinos.

Nos esportes náuticos, de forma inédita e pioneira no Brasil, desde 1990,  assessorou mediante a instalação de uma estação meteorológica móvel no local dos eventos, os campeonatos brasileiros e etapas internacionais de surf profissional em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atuou ainda nos festivais de balonismo em Torres, Curitiba e São Leopoldo. Participou, ademais, de etapas internacionais de natação realizadas na Lagoa dos Patos, em Tapes.

Publicidade

No serviço da previsão do tempo, integrou por anos a programação diária de dezenas de emissoras de rádio, incluindo a Rádio Gazeta, e participava ativamente da elaboração dos boletins de tempo e clima da MetSul, divulgados pela Defesa Civil e remetidos para os meios de comunicação e clientes nos setores comercial, industrial e rural.

Como associado da Sociedade Brasileira de Meteorologia, o Professor Eugenio participou de diversos simpósios e seminários nacionais e internacionais sobre Meteorologia. Foi sócio honorário da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Rio dos Sinos, criou, estruturou e coordenou durante seis anos a Comissão de  Meteorologia do ComiteSinos e atuou em projetos para revitalizar o Rio dos Sinos. Foi condecorado pela colaboração com a Defesa Civil e destacou-se ainda como secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo entre 1993 e 1996.

LEIA TAMBÉM: Semana terá frio intenso com geada ampla no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Fonte: MetSul Meteorologia

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.