Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tradicionalismo

MTG vê cancelamento do Enart como provável

É provável que a edição de 2020 do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) não aconteça. Em meio às incertezas em virtude da pandemia do novo coronavírus, os organizadores do evento, marcado para ocorrer de 13 a 15 de novembro em Santa Cruz do Sul, não veem um cenário favorável para a realização do festival tradicionalista.

Duas variáveis são utilizadas para embasar a tendência de cancelamento, segundo explica o vice-presidente artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG), Valmir Böhmer. A primeira delas é a incerteza quanto à possibilidade de alguém que já tenha contraído a Covid-19 estar imune e não mais contraí-la, nem transmiti-la; a segunda é a inexistência de uma vacina.


O tema, segundo Böhmer, ainda está sendo discutido com coordenadores regionais e Conselho Diretor do MTG, porque a decisão pelo cancelamento pode ter impacto em diversos aspectos. “Teremos uma perda em vários níveis de complexa estimativa em sua totalidade. Temos que considerar o prejuízo cultural, social, psicológico e financeiro. Hoje estes eventos envolvem, além de seus participantes, que atuam no resgate e preservação de uma cultura por meio de sua arte, as atividades de entidades, instituições, famílias, etc”, explicou.

Publicidade

LEIA MAIS: Em meio às incertezas, MTG mantém a data da grande final do Enart

O vice-presidente, ressaltou que, por enquanto, não está descartada nenhuma possibilidade. “Estamos trabalhando juntamente com os Coordenadores e Conselho Diretor para tentar encontrar as alternativas dentro das condições possíveis.” Ele lembrou também que o MTG têm obedecido as diretrizes das autoridades sanitárias.

O coordenador da 5ª Região Tradicionalista, Luiz Clóvis Vieira, considera prudente uma decisão pelo cancelamento, se for oficializada. Conforme ele, os coordenadores das regiões tradicionalistas se reuniram e decidiram sugerir o cancelamento do evento. A decisão final, contudo, precisa vir do Conselho Diretor. “Sugerimos que todos os eventos de 2020 fossem cancelados, pois os ensaios do Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) também foram cancelados, não seria viável, nesse ano, fazer o evento.” Vieira sugere a transferência das pontuações. “Assim, quem pontuou para dançar em 2020, dança em 2021.”

Publicidade

LEIA MAIS: Universidade russa conclui testes e espera distribuir vacina já em agosto

O coordenador da 5ª região disse ainda que outra questão importante a ser analisada é a desocupação do hospital de campanha, levantado no Parque da Oktoberfest, local do evento. Segundo ele, levaria entre 60 e 90 dias para a desinfecção total do espaço. “Não vejo com bom olhos, em um momento como esse que estamos passando, realizar um evento da magnitude que é o Enart, podendo colocar em risco a população e o grande público que ano após ano prestigia nosso evento.”

LEIA MAIS: Acendimento da Chama Crioula é transferido para 2021

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.