Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Região de Santa Cruz volta a ter bandeira vermelha em mapa preliminar

Foto: Alencar da Rosa

O agravamento da pandemia deixou em vermelho quase todo o Rio Grande do Sul. Das 20 regiões do Distanciamento Controlado, apenas duas foram classificadas com bandeira laranja (risco médio) no mapa preliminar da 11ª rodada, divulgado nesta sexta-feira, 17. Significa que 90% do Estado apresenta alto risco para disseminação de coronavírus e ocupação de leitos.

As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira, 20. Os municípios têm até domingo para apresentar recursos ao mapa preliminar. Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise na segunda-feira, 20, e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça, 21, será divulgado.

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul já confirmou que vai, mais uma vez, recorrer da determinação do Estado. “Por determinação do prefeito, novamente iremos recorrer da decisão do Estado. Começamos a avaliar os dados disponibilizados pelo governo já nesta sexta-feira, a fim de saber o que nos colocou nesta situação”, comentou o secretário municipal de Saúde, Giovani Alles.

Publicidade

Na semana passada, os indicadores considerados pelo modelo de distanciamento controlado, do governo estadual, já haviam indicado o risco alto para a região de Santa Cruz do Sul, mas as prefeituras recorreram e o apelo foi aceito, o que manteve a região na bandeira laranja nesta semana.

LEIA MAIS:
Região sob risco de entrar na bandeira vermelha
Saiba o que muda se a bandeira vermelha for confirmada na região

Se a classificação de risco alto para a região for confirmada, na segunda-feira, a partir de terça são adotadas restrições mais duras à circulação de pessoas, com o comércio e restaurantes, por exemplo, tendo de voltar a atuar com portas fechadas, fazendo apenas telentrega, drive-thru ou pague e leve. Os setores de indústria e serviços também teriam mudanças, com redução do emprego de trabalhadores.

Publicidade

Mapa preliminar para a semana entre 21 e 27 de julho

Dos 13 municípios que integram a Região 28, referenciada por Santa Cruz no modelo estadual, oito podem manter as regras da bandeira laranja na próxima semana, mesmo que a bandeira vermelha seja confirmada. Isto porque eles se enquadram na “Regra 0-0”, do sistema, já que não tiveram registros de internações ou óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias. São eles: Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde e Vera Cruz.

Principais indicadores no Estado:
• número de novos registros de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de confirmados Covid-19 aumentou 11% entre as duas últimas semanas (770 para 855);
• número de internados em UTI por SRAG aumentou 17% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (647 para 754);
• número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS aumentou 23% entre as duas últimas quintas-feiras (693 para 853);
• número de internados em leitos de UTI com Covid-19 no RS aumentou 13% entre as duas últimas quintas-feiras (504 para 572);
• número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 no RS reduziu 8% entre as duas últimas quintas-feiras (de 594 para 547);
• número de óbitos por Covid-19 aumentou 31% entre as duas últimas quintas-feiras (de 207 para 271);
• As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (334), Novo Hamburgo (99) Caxias do Sul (81), Passo Fundo (61) e Canoas (47).

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.