Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Covid-19

Rio Pardo confirma mais uma morte e novo surto em casa geriátrica

Foto: Reprodução

Foto: Paula Fróes

A Prefeitura de Rio Pardo confirmou, nesta sexta-feira, 17, a oitava morte por Covid-19 no município. Trata-se de um homem, de 79 anos, que faleceu nessa quinta-feira, 16. Ele era interno de uma casa geriátrica. No local, dos 15 residentes, 14 tiveram resultado positivo para infecção pelo novo coronavírus até esta sexta-feira, 17. Há uma outra interna hospitalizada, em Rio Pardo. Os demais, segundo a Prefeitura, não apresentam sintomas.

A Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) em que foi registrado este novo surto é uma segunda unidade da mesma casa geriátrica em que foi confirmada uma situação semelhante, anteriormente, também em Rio Pardo.

LEIA MAIS: Surto em casa geriátrica de Rio Pardo é monitorado

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde informou que desde o início da semana, quando o primeiro caso foi confirmado no local, reuniu-se com os gestores da geriatria e com a equipe da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde para discutir medidas para conter a disseminação da doença. A ILPI elaborou um plano de contingência, com designação de um profissional de enfermagem para cada uma das clínicas e maior restrição no trânsito de funcionários entre uma unidade e outra. Além disso, os residentes com confirmação da doença terão de ser acompanhados, diariamente, por um médico e, se apresentarem sintomas, devem ser encaminhados, imediatamente, ao hospital.

LEIA TAMBÉM: Região de Santa Cruz volta a ter bandeira vermelha em mapa preliminar

Segundo o secretário de Saúde de Rio Pardo, Volnei Jost, equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica fazem acompanhamento diário da situação. “O foco do trabalho sempre foi a prevenção, mas a partir do contágio, nosso olhar se volta para o cuidado com os sintomas”, disse.

Publicidade

Com as confirmações desta sexta, Rio Pardo chegou aos 89 casos confirmados de Covid-19, com oito mortes. Há oito pessoas com teste positivo para a doença hospitalizadas e 43 em isolamento domiciliar. Outras 30 estão recuperadas.

Rio Pardo não vai recorrer da bandeira vermelha

A Prefeitura de Rio Pardo também divulgou que não vai recorrer da classificação de bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do governo estadual. O mapa preliminar do sistema foi divulgado no fim da tarde desta sexta-feira, 17, com a região 28, referenciada por Santa Cruz e que engloba Rio Pardo, na classificação de risco alto relacionado à pandemia.

Publicidade

A administração rio-pardense afirma que, diante do agravamento da situação no município, decidiu não apresentar recurso. O mapa definitivo do distanciamento controlado sai na segunda-feira, 20, e a Prefeitura pode optar por, por meio de decreto, adotar as restrições da bandeira vermelha, mesmo que a região tenha a classificação revertida.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.