Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Primeira etapa

Obra do calçadão da Floriano precisa de 15 dias sem chuva

Foto: Rodrigo Nascimento

Chuva e alta umidade do solo atrapalham o andamento dos trabalhos na quadra da Rua Marechal Floriano acima da Galvão Costa

A chuva das últimas semanas prejudicou a fase inicial da obra de revitalização e ampliação do calçadão na Rua Marechal Floriano, no Centro de Santa Cruz do Sul. Conforme a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, são necessários pelo menos 15 dias sem umidade para que a quadra entre as ruas Tiradentes e Sete de Setembro seja finalizada.

Além da chuva, foi preciso esperar a obra de esgotamento, executada pela equipe da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para adaptação da rede coletora. “A chuva atrapalhou muito, pois mesmo após a precipitação, os serviços ficam impraticáveis até secar tudo”, disse o titular do Planejamento, Daniel Feuerharmel. Ele conta com duas semanas secas para a finalização desta etapa. Feuerharmel explica que o cronograma inicial da obra deverá ser preservado. Nele estão previstos oito meses de intervenções (confira mais detalhes do projeto no quadro abaixo).

A obra teve início no dia 26 de junho e já é a segunda vez que fica paralisada. Logo na arrancada, quando houve a primeira sequência de dias de chuva, as máquinas tiveram que aguardar o fim da umidade. O plano do Município é realizar o trabalho por etapas, quadra por quadra. Em oito meses a meta é minimizar ao máximo os transtornos à população, uma vez que a Rua Marechal Floriano, uma das mais antigas de Santa Cruz do Sul, concentra muitos estabelecimentos como clubes, bares, restaurantes e lojas.

Publicidade

A revitalização contempla o trecho entre a esquina da Rua Marechal Floriano com a Rua Ramiro Barcelos, nas imediações da Catedral São João Batista, até a Galvão Costa, junto ao Monumento do Imigrante. O valor estimado da contratação é de R$ 4.152.035,66, com recursos do Badesul, via Programa POE/Pimes, e contrapartida da Prefeitura.

LEIA MAIS: Prefeitura entrega projeto final do Calçadão da Floriano no Centro

Seis pontos do projeto
1 – A fase inicial inclui as três quadras da Marechal Floriano entre as ruas 28 de Setembro e Galvão Costa. Os trabalhos ainda contemplam a revitalização do passeio público nas duas quadras entre as ruas Ramiro Barcelos e 28 de Setembro.

Publicidade

2 – O calçamento do passeio público será feito com pedra de basalto cerrado. Os canteiros, projetados para dar mais espaço às raízes das tipuanas, serão contínuos, com 2,8 metros de largura. Atualmente, em vários trechos da Marechal Floriano é possível ver os desníveis no calçamento e calçadas por causa da movimentação das raízes. A revitalização irá corrigir esse problema.

3 – A rua ganhará novos bancos e floreiras, instalados no meio da calçada e não mais próximos ao fluxo de veículos. Um amplo pergolado em madeira, com assentos e iluminação, será instalado na quadra da Praça da Bandeira.

4 – Serão instalados postes galvanizados com luminárias em LED. Já os novos arcos metálicos terão cordas com lâmpadas coloridas, que poderão variar conforme o tema escolhido para cada evento ou festividade programado para ocorrer em Santa Cruz do Sul.

Publicidade

5 – Os paralelepípedos serão substituídos por bloquetes intertravados. Nas quadras onde há estacionamento, as vagas deixarão de existir. Serão reservados apenas espaços para portadores de deficiência e idosos e locais para carga e descarga.

6 – As rampas de acesso ficarão mais amplas. No primeiro trecho está prevista ainda a utilização da rede de drenagem existente, com substituição das bocas-de-lobo. Nas quadras entre as ruas 28 de Setembro e Galvão Costa, haverá a execução de uma nova rede de drenagem pluvial, obra que já está em execução.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.