Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Obra do Calçadão começa em nova quadra da Floriano

Primeira parte da intervenção no novo trecho da Floriano inclui a readequação da rede hídrica e o esgotamento pela Corsan | Foto: Luiz Fernando Bertuol/Secom

Com tempo seco e a temperatura na casa dos 30 graus ao longo desta semana – pelo menos até quinta-feira, conforme a meteorologia –, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul decidiu acelerar a obra de revitalização do calçadão da Rua Marechal Floriano. Na segunda-feira, 20, mais uma frente de trabalho deu início às intervenções, desta vez na quadra entre as ruas 28 de Setembro e Borges de Medeiros. Com isso, serão duas em execução – a da Tiradentes com 7 de Setembro é a que se encontra em fase mais adiantada.

A primeira parte dos trabalhos nesta segunda quadra consiste na readequação da rede hídrica e no esgotamento pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Na sequência, a empresa fará a retirada dos paralelepípedos, para utilização pela Prefeitura em outras ruas. Após, serão executadas a rede pluvial e a pavimentação por bloquetes intertravados (PAV-S). Só depois dessa fase será construído o novo passeio público, com pedra de basalto cerrado.

LEIA MAIS: Obra do calçadão da Floriano precisa de 15 dias sem chuva

Publicidade

Ao mesmo tempo, prosseguem as intervenções na quadra entre a Tiradentes e a 7 de Setembro, iniciadas em 26 de junho. O período prolongado de chuva entre junho e julho acabou atrasando os trabalhos e interrompendo as atividades em dois momentos. O prazo de oito meses para a finalização da obra, no entanto, está mantido. “Por determinação do prefeito Telmo Kirst estamos agilizando a obra. Nosso objetivo é minimizar os transtornos à comunidade neste período e entregar o quanto antes um novo cartão-postal para os santa-cruzenses”, disse o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Daniel Feuerharmel.

A pavimentação ao longo de todo o trecho vai acompanhar uma tendência mundial de humanização de espaços públicos. Além do aumento nas dimensões do calçadão, o projeto contempla o ajardinamento da via, que ganhará bancos, floreiras e um pergolado de madeira com assentos e iluminação. As rampas de acesso ficarão mais amplas, para proporcionar mais conforto e segurança aos usuários, e serão instalados postes galvanizados com luminárias LED e novos arcos metálicos com lâmpadas coloridas. Com a execução das obras, o estacionamento universal deixará de existir, restando apenas vagas para portadores de deficiência e idosos e para carga e descarga.

A revitalização e a ampliação abrangem o trecho da Rua Marechal Floriano que começa na esquina com a Ramiro Barcelos, nas imediações da Catedral São João Batista, e vai até a Galvão Costa, junto ao Monumento do Imigrante. O serviço está sendo executado pela empresa Progetto Sul Ltda., de Lajeado, vencedora da licitação. O valor estimado da contratação é de R$ 4.152.035,66, com recursos do Badesul, via Programa POE/Pimes, e contrapartida da Prefeitura.

Publicidade

LEIA MAIS: Revitalização do calçadão da Floriano deve estar concluída em oito meses

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.