Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Novo decreto

Prefeitura de Santa Cruz vai multar quem estiver em aglomeração

Foto: Rodrigo Nascimento

Mesmo diante das recomendações de distanciamento social e uso de máscara, muitas pessoas vão às ruas de Santa Cruz do Sul no fim de semana

A partir do próximo dia 1º, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul começa a multar as pessoas que estiverem em aglomerações tanto em áreas públicas quanto em privadas. As penalidades podem variar de infração média, para quem estiver na aglomeração com máscara, com multa de R$ 326,00; a grave, para os que estiverem sem máscara, no valor de R$ 3.260,00.

A notícia foi antecipada pela procuradora do município, Trícia Schaidhauer, em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta sexta-feira, 24. “Durante toda a semana tivemos discussões sobre o assunto e ontem (quinta) o Gabinete de Emergências decidiu sobre medidas de atuação para o enfrentamento da doença.” Nesta sexta, as deliberações chegam até o prefeito Telmo Kirst para elaboração de um novo decreto.

Trícia salienta que o momento é delicado, com o mês de agosto ainda no inverno e o aumento nos registros por infecções respiratórias. “É uma medida drástica, mas precisamos garantir que a velocidade do contágio se mantenha controlada e evitar o fechamento do comércio e das indústrias”, esclarece ela, lembrando que aglomerações são caracterizadas pela junção de cinco ou mais pessoas que não moram na mesma residência.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Previsão é de nova bandeira vermelha no Vale do Rio Pardo

Como vai funcionar
A pessoa que estiver em aglomerações receberá uma notificação preliminar. Em caso de multa, ela terá um período para recorrer. A Guarda Municipal ficará responsável pela aplicação das penalidades.

Nos próximos dias, o município realiza uma campanha em parceria com a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ministério público e 7º Batalhão de Infantaria Blindado para conscientizar a população e para esclarecer sobre a penalidade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Confirmadas mais 59 mortes causadas pela Covid-19 no RS

“O problema é o cidadão”
Para a procuradora do município e integrante do Gabinete de Emergência, a maioria dos estabelecimentos comerciais segue de maneira correta o decreto, com disponibilização de álcool gel e entrada apenas de um número determinado de pessoas e com máscara. “O que percebemos é que indústrias, comércio e restaurantes seguem os protocolos. O problema é o cidadão na sua vida privada, fora do trabalho.”

Não usar máscara poderá gerar multa
Uma das medidas discutidas pelo Gabinete e que, por enquanto, não será colocada em prática, é com relação às pessoas que não utilizam máscara. Trícia comenta que se tem percebido que aumenta o número de pessoas que não usam a proteção. “Se a situação se agravar, poderá ocorrer multa sim.”

Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.