Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BANDEIRA VERMELHA

Pela terceira semana seguida, dados indicam risco alto na região de Santa Cruz

Foto: Reprodução

Santa Cruz está, mais uma vez, na cor vermelha no mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado. É a terceira semana consecutiva em que os dados relacionados à disseminação da Covid-19 e à capacidade de atendimento da rede hospitalar colocam os 13 municípios da região na classificação de risco alto relacionado à pandemia. Nas duas semanas anteriores, as prefeituras tiveram recursos aceitos pelo governo do Estado para seguir com as regras da bandeira laranja, mas a situação não melhorou.

Além de Santa Cruz, a região abrange Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

As prefeituras ou associações de municípios têm até domingo pela manhã para enviar recursos ao mapa preliminar. As respostas do governo são divulgadas na segunda-feira e, se a bandeira vermelha for mantida, as regras mais rígidas entram em vigor na terça.

Publicidade

A Prefeitura de Santa Cruz informou que vai recorrer, tentando, mais uma vez, a manutenção da bandeira laranja. “A partir de agora, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vão avaliar os dados disponibilizados pelo Estado e, junto com a Procuradoria Geral do Município, trabalharemos durante o sábado na elaboração do recurso”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Giovani Alles.

Segundo o presidente do Consórcio Municipal de Serviços de Saúde do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, os prefeitos e secretários de Saúde da região participam de uma reunião virtual, na manhã deste sábado, 25, para discutir os dados e a formatação de um recurso regional – a exemplo do que foi feito nas semanas anteriores.

LEIA MAIS:
Santa Cruz chega a 300 casos confirmados de Covid-19
Saiba o que muda se a bandeira vermelha for confirmada na região

Publicidade

Da Macrorregião dos Vales, apenas a região de Santa Cruz ficou bandeira vermelha. As regiões de Cachoeira do Sul e Lajeado estão na bandeira laranja no mapa preliminar.

Segundo o governo do Estado, o indicador de hospitalizações confirmadas para Covid-19 na região de Santa Cruz piorou significativamente, passando da bandeira amarela para a preta nessa rodada. A quantidade de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos 7 dias na região aumentou 88%, passando de 8 na semana anterior para 15 na atual. Com isso, o número de hospitalizações por 100 mil habitantes passou de 2,31 para 4,32, um resultado que indica alta incidência de novos casos na população.

Manteve-se na bandeira vermelha o indicador relacionado ao estágio da doença na região. Foram registrados 71 casos ativos para 107 casos recuperados últimos 50 dias anteriores ao início da semana. Merece atenção também o registro de quatro novos óbitos na semana.

Publicidade

Na macrorregião, mantiveram-se praticamente estáveis os indicadores relativos a número de pacientes SRAG e Covid-19 em leitos de UTI, com classificação final na bandeira amarela. No caso dos internados em leitos clínicos Covid-19, houve um aumento de 7%, passando de 42 para 45. Já em relação aos internados em leitos de UTI por Covid-19, o aumento de 7% refere-se ao registro de dois novos pacientes. Na semana anterior, eram 28 e agora são 30 internados em UTI com Covid-19.

Atenção recai, porém, sobre o avanço de 24% no número de internados em leitos clínicos com Covid-19 na macrorregião, que passou de 20 na semana anterior para 30 na corrente semana, um aumento de 50%, o que indica bandeira vermelha.

Com relação à capacidade de atendimento, a macrorregião apresentou sensível piora. Houve redução de 17% na relação entre leitos de UTI livres e leitos de UTI Covid-19 ocupados, mantendo a macrorregião na bandeira vermelha nesse indicador. A variação no número de leitos de UTI livres para atender Covid-19 foi de 61 para 54, uma queda de 11%.

Publicidade


No Estado, o mapa preliminar trouxe 14 das 20 regiões em vermelho: Caxias do Sul, Taquara, Canoas, Porto Alegre, Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Bagé, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Santo Ângelo. As regiões de Lajeado, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria foram enquadradas preliminarmente na bandeira laranja (risco médio).

Principais indicadores desta rodada do distanciamento controlado no Estado:
o número de novos registros de hospitalizações Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de confirmados Covid-19 aumentou 27% entre as duas últimas semanas (de 855 para 1086);
o número de internados em UTI por SRAG aumentou 15% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (de 754 para 865);
o número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS aumentou 17% entre as duas últimas quintas-feiras (de 853 para 996);
o número de internados em leitos de UTI com Covid-19 no RS aumentou 13% entre as duas últimas quintas-feiras (de 572 para 645);
o número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 no RS aumentou 3% entre as duas últimas quintas-feiras (de 547 para 566);
o número de casos ativos aumentou 25% entre as duas últimas semanas (de 5.700 para 7.125);
o número de óbitos por Covid-19 aumentou 16% entre as duas últimas quintas-feiras (de 271 para 315).

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.