Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Estado divulga nesta segunda mapa definitivo

Foto: Rafaelly Machado

Ao final da tarde desta segunda-feira, 27, a região do Vale do Rio Pardo saberá se entrará pela primeira vez na bandeira vermelha, de risco alto para Covid-19 no critério de distanciamento controlado definido pelo Estado, ou se irá conseguir reverter o índice pela terceira vez consecutiva e permanecer na bandeira laranja, de risco médio.

No último cálculo feito pela Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para definir as classificações de risco, o Vale do Rio Pardo (região 28) apresentou piora nos índices: recebeu a nota final de 1,76 após permanecer por duas semanas com nota 1,61. Dos 11 indicadores de saúde e proliferação do vírus considerados para a composição do cálculo, a região apresentou piora em quatro. Foi, inclusive, classificada como bandeira preta, de risco altíssimo, no critério de hospitalizações de pacientes confirmados para Covid-19, que cresceu 88% em uma semana.

LEIA MAIS: Pela terceira semana seguida, dados indicam risco alto na região de Santa Cruz

Mesmo que se confirme a bandeira vermelha, sete dos 13 municípios que compõem a região 28 poderão adotar protocolos da bandeira laranja. São eles: Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz. Isto porque esses municípios cumprem os critérios da chamada Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias. Já Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Candelária, Rio Pardo, Vale Verde e Pantano Grande não se enquadram nessa exceção.

Publicidade

Ao todo, o governo do Estado contabilizou 49 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais sobre o mapa preliminar da 12ª rodada do Distanciamento Controlado. Divulgado na última sexta-feira, o levantamento aponta 14 regiões com bandeira vermelha e seis com laranja. Do total de recursos apresentados, apenas um pede para modificar uma bandeira laranja para amarela.

LEIA MAIS: Saiba o que muda se a bandeira vermelha for confirmada na região

As demais solicitações foram encaminhadas de regiões classificadas em bandeira vermelha, inclusive pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul. “O Município abordou no recurso todas as ações realizadas no controle da Covid19: atendimentos no Hospital de Campanha, número de fiscalizações, barreiras, investimentos em respiradores, locação de dez leitos completos de UTIs, investimentos e reforço de pessoal nos setores de fiscalização e epidemiologia”, observou a procuradora-geral do Município, Tricia Schaidhauer.

Publicidade

Segundo ela, o recurso também cita as novas medidas adotadas por Santa Cruz. “Falamos sobre as novas medidas contra aglomerações, bloqueio de estacionamentos e aplicação de penalidade. Abordamos a ocupação de leitos por pessoas de fora da macrorregião, inclusão na contagem. Tentamos demonstrar que nossos indicadores são de bandeira laranja”, ressaltou Tricia.

Os pedidos de reconsideração das associações e prefeitura foram avaliados pelas equipes técnicas do governo do Estado e a decisão será tomada pelo Gabinete de Crise e divulgada na tarde desta segunda. O mapa definitivo entra em vigor nesta terça-feira, 28.

LEIA MAIS: Em 24 horas, Brasil registra mais 555 mortes por Covid-19

Publicidade

Amvarp pede atenção
Pela terceira semana consecutiva, os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) aprovaram novo recurso para reverter a bandeira vermelha no mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado do Estado. A questão foi discutida por teleconferência no sábado. Cientes de que os indicadores da região apresentam alto risco de avanço da Covid-19, os gestores ainda se comprometeram a intensificar ações de vigilância e de fiscalização para coibir aglomerações, inclusive com multas.

“Entendemos que a região ainda apresenta uma boa capacidade de atendimento hospitalar, com condições de absorver a demanda, podendo seguir com as restrições da bandeira laranja. Entretanto, os dados mostram um sinal de alerta e, por isso, é necessário que tenhamos ações mais enérgicas, austeras e padronizadas em todos os municípios do Vale do Rio Pardo. Cada um fortalecendo e dando suporte ao outro, uma comunidade inteira unida contra o novo coronavírus”, afirmou o prefeito de Candelária e presidente da Amvarp, Paulo Butzge.

LEIA MAIS: Multas para aglomerações podem ser adotadas por outros municípios da região

Com o apoio da equipe técnica do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), a entidade elaborou e protocolou domingo, 26, o recurso com argumentos que defendem a permanência da região 28 na bandeira laranja. “A população precisa entender que estamos a favor dela, a favor da saúde pública, das nossas comunidades. O comércio e a indústria, que empregam boa parte da nossa gente, teriam péssimas consequências com as portas fechadas em uma eventual bandeira vermelha. Agora é a hora de intensificarmos ainda mais os cuidados, usando máscara, lavando as mãos com álcool em gel e, principalmente, evitando aglomerações”, concluiu o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares.

Publicidade

A região 28 abrange Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.