Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Câmara de Vereadores

Retomada da economia local é debatida em reunião especial

Foto: Jacson Stülp

Vereadores e líderes de entidades empresariais de Santa Cruz reivindicaram medidas por parte da Prefeitura para estimular o reaquecimento da economia local após o tombo gerado pela pandemia, durante reunião especial na Câmara nessa segunda-feira, 27. Na abertura dos trabalhos, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Carine Panke da Silva, apresentou dados segundo os quais o número de abertura de empresas entre os dias 23 de março e 23 de junho superou o de fechamentos. Destacou ainda uma série de obras públicas que estão em andamento e lembrou que o Município vem oferecendo microcrédito subsidiado a pequenos empreendedores.

Foram representadas na reunião a ACI, Assemp, Sinduscon, CDL e o Comitê Tributário da OAB. A principal demanda apresentada pelos dirigentes foi por desburocratização, sobretudo em relação à concessão de alvarás e licenciamentos para novos negócios. “Em Vera Cruz e em Porto Alegre, é possível emitir uma certidão negativa online. Aqui temos essa dificuldade”, disse o presidente da ACI, Gabriel Borba. Os líderes também cobraram oferta de qualificação para que pessoas que perderam o emprego durante a crise possam voltar ao mercado, benefícios fiscais para atrair investimentos e ajustes na estrutura tributária e no Código de Obras.

LEIA MAIS: Reunião especial debate retomada econômica na Câmara de Vereadores

Publicidade

Um dos proponentes da reunião, Alex Knak (MDB) afirmou que os dados referentes à abertura de empresas são “ilusórios”. Disse ainda que as obras elencadas pela secretária já estavam previstas antes da pandemia e são insuficientes. Também presente, o coordenador do departamento de projetos urbanos e obras públicas da Prefeitura, Jeferson Gerhardt, sugeriu que Executivo, entidades e Câmara discutam possíveis alterações na legislação para facilitar investimentos. Frisou que o governo tem um projeto para retomada das atividades culturais e alegou que o fato de a pandemia estar controlada no município vem evitando maiores restrições às atividades econômicas. “Estamos em bandeira laranja porque o município se organiza. E manter a bandeira laranja para menos é manter a economia andando”, ressaltou.

LEIA MAIS: Câmara recebe oito novos projetos para a sessão desta segunda

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.