Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMEMORAÇÃO

Um dia para prestigiar os agricultores

Foto: Bruno Pedry

Encarregados de uma das atividades mais nobres da sociedade, a produção de alimentos, os agricultores brasileiros recebem sua justa homenagem nesta terça-feira, 28 de julho, quando é comemorado em âmbito nacional o Dia do Agricultor. A agropecuária é responsável, direta e indiretamente, por aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul atualmente.

A Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), principal entidade de assistência aos pequenos produtores e agricultura familiar no Estado, destaca o transcurso da data e as recentes ações. “A Emater trabalha levando as políticas públicas das repartições até a propriedade do agricultor, e agora notamos isso com mais força ainda. A Secretaria de Agricultura direcionou a Feira Virtual da Agricultura Familiar, e a Emater implementou isso. Hoje você pode, através do aplicativo da Fevaf, cadastrar-se como agricultor, enquanto os moradores da zona urbana podem adquirir os produtos disponíveis”, ressalta o presidente da Emater, Geraldo Sandri.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: e não é que já concluímos o plantio?

Publicidade

Sandri: políticas públicas aos produtores


Apesar das dificuldades impostas pela longa e severa estiagem que assolou o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, bem como a pandemia do novo coronavírus, a agricultura familiar continua forte e buscando novas alternativas de inserção no mercado e comercialização dos produtos. “A pandemia trouxe algumas coisas novas, o consumidor hoje está mais preocupado com o que está consumindo, ele busca produtos de cadeias mais curtas, orgânicos. Cresceu muito a questão das entregas, muitos feirantes hoje realizam entregas”, explica a supervisora da microrregião de Santa Cruz do Sul da Emater, Marines Bock.

Para o futuro, ela destaca que tanto governo quanto produtores rurais, tanto pequenos quanto grandes já se preparam, inclusive, para uma possível nova estiagem no Rio Grande do Sul. A principal medida diante desse cenário é a criação de açudes e reservatórios de água, ao mesmo tempo em que buscam se adaptar à nova realidade. “Para as agroindústrias a perspectiva não é das melhores, elas estão se inserindo em novos mercados mas, mesmo assim, não na quantidade que seria necessário”, ressalta a supervisora, acrescentando que muitas delas tinham sua produção destinada às grandes feiras.

LEIA MAIS: Projeto apresenta plantas medicinais como alternativa de diversificação

Publicidade

A criação da data

Ainda na época do Império, o então imperador Dom Pedro II criou, em 1860, a Secretaria de Estado dos Negócios, da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. O órgão teve diversos nomes e atribuições até, em 1930, ser finalmente batizado de Ministério da Agricultura. Para comemorar 100 anos de sua criação, em 1960 o presidente Juscelino Kubitschek determinou, por meio do decreto no 48.630, que no dia 28 de julho seria comemorado, em âmbito nacional, o Dia do Agricultor.

LEIA TAMBÉM: Pronaf Habitação financia 8 mil casas no primeiro ano

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.