Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Novo procedimento

IPE credencia tratamento pioneiro na região dos Vales

Foto: Alencar da Rosa

Marcelo Dotto e Marcus Vinícius: novos procedimentos oferecidos para a população

Os servidores públicos estaduais de Santa Cruz do Sul vinculados ao Instituto de Previdência do Estado (IPE) ganharam uma nova oportunidade de tratamento médico na tarde dessa sexta-feira, 31. Trata-se da oxigenoterapia hiperbárica, oferecida pelo Instituto de Medicina Hiperbárica do Brasil (Imeb), tratamento inovador na região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, e no Centro-Serra.

Durante o ato de assinatura do credenciamento, estiveram presentes o diretor-presidente do IPE, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, e o médico Marcelo Dotto, um dos responsáveis pelo Imeb. Ele explicou que a oxigenoterapia hiperbárica é um tratamento inovador na medicina, que consiste em submeter o paciente a uma câmara pressurizada respirando 100% de oxigênio, enquanto a concentração de oxigênio na atmosfera é de aproximadamente 21% ao nível do mar.

LEIA TAMBÉM: IPE destina R$ 65 milhões a hospitais para fortalecer capacidade de internações

Publicidade

O procedimento é indicado para diversas patologias, mas tem especial eficácia no tratamento de feridas de difícil cicatrização. “Dentro da câmara o paciente respira 100% de oxigênio, mas devido à pressão que é colocada, que é três vezes a pressão atmosférica, é como se em vez de 21% de oxigênio no sangue, a pessoa tivesse 250%”, explica Dotto. Essa diferença faz com que o sangue chegue com uma grande concentração de oxigênio aonde antes não chegava, facilitando a cicatrização e evitando eventuais amputações. Também é eficaz para tratar a doença de Alzheimer e até mesmo intoxicações.

Em relação à situação econômica do IPE, que vinha causando, entre outros efeitos, a perda de profissionais, Almeida afirmou que a instituição está em recuperação e reestruturação. Neste ano conseguiu equilibrar suas contas, ficando em superávit (receitas maiores que despesas) desde o início deste ano. O novo desafio, agora, é recuperar a credibilidade do instituto, tanto diante dos prestadores de serviço quanto da população gaúcha.

LEIA TAMBÉM: IPE Saúde anuncia repasse de R$ 30 milhões a hospitais

Publicidade

Seis especialidades médicas credenciadas

Ainda na tarde de sexta-feira, o diretor-presidente do IPE realizou o credenciamento de novos profissionais, que agora passam a integrar o quadro de médicos disponíveis para os usuários de Santa Cruz e região. Marcus Almeida comemorou, afirmando que esse processo faz parte da recuperação do instituto, e adiantou que entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras, estão em negociação para que seus filiados também passem a usufruir dos serviços do IPE.

Outra informação relevante diz respeito à oferta de consultas. De acordo com Almeida, o número de atendimentos chegou a ter redução de 40% no início da pandemia, número que hoje está em aproximadamente 25% e, na soma, corresponde a cerca de 200 mil pessoas que deixaram de consultar. Essa diferença deverá ser percebida no futuro, quando todos esses usuários retomarem a procura por atendimento, o que deve provocar atrasos em razão das agendas lotadas.

Publicidade

Com a presença do diretor-presidente do IPE, médicos assinaram seu credenciamento | Foto: Iuri Fardin

Foram credenciados médicos de seis especialidades diferentes: o oftalmologista Adriano Schafer, a endocrinologista Daniele Maieron, a pediatra Alin Berbigier, a infectologista Gabriela Caeran, a reumatologista Micheline Sulzbacher e o cirurgião-geral Carlos Eduardo Drummond. Após a finalização dos trâmites burocráticos, a previsão é de que na semana que vem os profissionais já estejam com a agenda disponível para atendimentos pelo IPE.

LEIA MAIS: Centro oferece consultas com pediatra via IPE em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.