Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PANDEMIA

Índice de isolamento na região cresce em dias úteis, mas reduz no fim de semana

Foto: Alencar da Rosa

Na semana passada, entre os dias 26 de julho e 1º de agosto, 36% das pessoas na região de Santa Cruz do Sul ficaram dentro de suas casas nos dias úteis. No domingo, 26, e no sábado, 1º, o índice foi de 44%. Os dados são do governo estadual e foram apurados por meio da geolocalização dos telefones celulares – processo que não envolve exposição de dados pessoais.

As taxas nessa semana indicam que mais pessoas na região atenderam aos pedidos de isolamento social para conter a pandemia de Covid-19 de segunda a sexta-feira – na semana anterior a taxa nos dias úteis era de 35%. No fim de semana, no entanto, houve queda de mais de dois pontos percentuais: nos dias 19 e 25 o índice de isolamento havia sido de 46,5%.

LEIA MAIS: Índice de isolamento tem queda de três pontos percentuais no Estado

Publicidade

Mais uma vez, a exemplo da semana entre 19 e 25 de julho, o percentual da população que ficou em casa na região de Santa Cruz foi menor do que a média estadual. No Rio Grande do Sul todo, 40% das pessoas ficaram em casa nos dias úteis da semana que passou e no fim de semana a taxa subiu para 47%. No Brasil, a média foi de quase 39% em dias úteis e 44% aos sábados e domingos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de isolamento ideal para frear o avanço do novo coronavírus seria de 70%. O recomendado é que as taxas se mantenham acima de 50%, para evitar o contágio de muitas pessoas em um período curto de tempo e o colapso dos sistemas de saúde.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.