Santa Cruz 04/08/2020 19h24 Atualizado às 21h31

Campanha incentiva doação de materiais de construção e móveis

Parceria com a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz estimula doação de itens que sobrarem de obras

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) de Santa Cruz do Sul recebeu mais apoiadores em seus projetos de auxílio a famílias carentes do município. A Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz (Seasc), através de um edital de fomento do Conselho de Arquitetura (CAU/RS), criou a campanha Solidariedade que Constrói, que visa incentivar pessoas e empresas a doarem móveis e materiais de construção em bom estado, e que tenham sobrado de obras, para o Banco de Material de Construção e o Banco de Móveis, desenvolvidos pela secretaria.

A secretária da pasta, Aretusa Scheibler, avalia a parceria. “Estamos muito felizes em poder contar com o apoio do Conselho, e juntos desenvolvermos políticas públicas que vão ao encontro das necessidades da nossa comunidade”, avaliou.

LEIA MAIS: Doações de móveis e materiais de construção beneficiaram 600 famílias

De acordo com a arquiteta e presidente da Seasc, Patrícia Lopes Silva, essa ação busca divulgar e fortalecer o Banco de Materiais de Construção para que o município possa dispor desses materiais e auxiliar as famílias carentes. “Neste momento de pandemia, as desigualdades acabam por ficar ainda mais explícitas e nós temos que buscar a democratização da arquitetura, para que ela possa chegar aos bairros e comunidades levando dignidade para as pessoas”, afirmou.

A fase inicial do projeto busca o apoio de toda a comunidade para doação de materiais. A segunda fase será o desenvolvimento dos projetos novos ou de melhorias pelos arquitetos, organizados pela Seasc e CAU, e, a terceira etapa será a execução deles por parte da Prefeitura.

Também apoiam a ação o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) e Associação do Comércio de Material de Construção (Acomac). As pessoas que tiverem materiais para doação podem entrar em contato pelo telefone 3715-1895, e agendar a retirada pela equipe da Prefeitura.

LEIA MAIS: Banco de Móveis já contabiliza mais de duas mil doações em Santa Cruz