Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Demanda por leitos de UTI cresce na região e situação preocupa

Ao mesmo tempo em que os casos de Covid-19 crescem em Santa Cruz do Sul e no Vale do Rio Pardo, as consequências mais imediatas dessa situação começam a ser percebidas. Os hospitais da região, que vinham conseguindo administrar a ocupação de seus leitos com relativa tranquilidade, agora veem a demanda aumentar, enquanto os estoques de medicamentos diminuem e a aquisição torna-se mais difícil.

Na última segunda-feira, um comunicado emitido pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, chamou a atenção e preocupou a população do município. Nele, a direção da instituição informava que o setor de emergência e pronto atendimento encontrava-se lotado e já com pacientes aguardando internação.

“Nós chegamos a estar com os 18 leitos de UTI todos lotados. Isso gerou uma preocupação muito grande, desde março, em nenhum momento, havíamos chegado nessa situação”, afirmou o presidente do HSSM, Luciano Spies.

Publicidade

LEIA MAIS: Pandemia avança rapidamente e números preocupam em Santa Cruz

A falta de medicamentos também alcançou o Vale do Rio Pardo. Segundo Spies, o HSSM chegou a ampliar os estoques, mas o setor de compras da instituição vem enfrentando dificuldade para comprar os remédios, que estão em falta no mercado. “É uma situação que nos preocupa, sim. Daqui a pouco, a gente tem a disponibilidade do leito mas não tem os medicamentos para manter o paciente entubado, o que seria a mesma coisa que não ter o leito.”

A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) informou que está em alerta e monitora a situação. Segundo a coordenadora-adjunta Aline Lima, a CRS está em contato com outros hospitais da região para tentar a doação desses medicamentos.

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul, os efeitos também são sentidos. Na madrugada de segunda para terça-feira, o Hospital Ana Nery chegou a ter lotação máxima dos quartos, com pacientes à espera de leitos para internação. A situação foi considerada isolada pela direção da casa de saúde e já está normalizada.

Já o Hospital Santa Cruz (HSC), o maior do município e também do Vale do Rio Pardo, está com aproximadamente 62% dos quartos ocupados. Nessa terça-feira, Santa Cruz também registrou a quarta morte por Covid-19: trata-se de uma mulher de 64 anos, que estava internada na UTI do HSC desde o dia 14 de julho.

LEIA TAMBÉM: UTI lotada e falta de medicamentos aumentam preocupação em Venâncio

Publicidade

Venâncio Aires aumenta restrições

Em transmissão nas redes sociais nessa terça-feira, 4, o prefeito Giovane Wickert (PSB) anunciou medidas mais rígidas para bares e restaurantes. O objetivo é frear o avanço da Covid-19 no município, que registra mais de 450 casos da doença e está com o hospital próximo da lotação máxima.

Entre as novas regras estão a demarcação de filas, proibição de consumo por pessoas em pé nos estabelecimentos, número máximo de quatro pessoas por mesa e distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas. As novas regras já estão em vigor e a fiscalização será realizada pela Prefeitura e pela Brigada Militar.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.