Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pesquisa Covid-VRP

Quais são os sintomas mais frequentes de quem teve resultado positivo na região

Voluntários da Unisc e equipes de saúde de Santa Cruz do Sul e outros 13 municípios do Vale do Rio Pardo aplicaram os testes

Em transmissão via redes sociais no início da tarde dessa quinta-feira, 6, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) apresentou os resultados da primeira etapa da pesquisa Covid-VRP, realizada no último fim de semana em Santa Cruz do Sul e outros 13 municípios da região. Além da diferença entre os números oficias, que mostram 1.527 positivados para a doença até quinta-feira, e a estimativa de 10.446 infectados na região, o Cisvale também divulgou dados socioeconômicos.

Entre os sintomas clínicos apresentados pelos participantes dos testes que tiveram resultado positivo, 58% relataram pelo menos tosse, febre ou dor de cabeça. Outros dados também foram divulgados: 87% dos testados são brancos, 63% afirmaram conseguir manter o distanciamento social e, destes, 64% são mulheres. Quando saem de casa, 51% vão apenas às atividades essenciais e 91% utilizam máscara.

LEIA MAIS: Pesquisa estima que 10,4 mil pessoas na região já foram infectadas pelo coronavírus

Publicidade

Foram aplicados 1.066 testes rápidos na população, dos quais 31 apresentaram resultado positivo para a Covid-19, uma taxa de prevalência de 2,9%. Considerando a população desses 14 municípios, que é de aproximadamente 350 mil habitantes, essa taxa corresponde a 10.446 pessoas que já tiveram contato com o novo coronavírus.

A apresentação foi conduzida pelo presidente do Cisvale, Cássio Nunes Soares (PP), também prefeito de Pantano Grande e contou com a presença do médico infectologista Marcelo Carneiro, coordenador do estudo e responsável por explicar e detalhar os resultados, bem como representantes da Unisc, Amvarp e 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em relação aos testes, a sensibilidade e a especificidade são de 98%, ou seja, apenas 2% de probabilidade de apresentarem resultado falso positivo ou falso negativo entre os testados.

LEIA MAIS: Cerca de mil testes são aplicados na primeira etapa da pesquisa do Cisvale

Publicidade

Diferente de outras pesquisas já realizadas na região e no Estado, a Covid-VRP adotou alguns critérios específicos, observando as características do Vale do Rio Pardo. Além da zona urbana, os pesquisadores testaram os moradores das zonas rurais, responsáveis por grande parte da população de alguns locais. Assim, dos 31 casos confirmados para a doença, 20 estavam nas cidades e 11 no interior dos municípios. Há ainda outro número que ajuda a entender o avanço da pandemia: a cada 34 habitantes, um já teve contato com a Covid-19.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.