Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RISCO MÉDIO

Mais uma vez, região fica na bandeira laranja no mapa preliminar

Mapa preliminar para semana entre 11 e 17 de agosto. Região de Santa Cruza é a R28

Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Distanciamento Controlado traz a região de Santa Cruz do Sul em bandeira laranja, que indica risco médio. A atualização do modelo foi divulgada nesta sexta-feira, 7.

“A classificação laranja nos garante mais uma semana com as atividades funcionando sem muitas restrições, o que ajuda comerciantes e empresários neste momento difícil. Porém, é preciso lembrar que enfrentamos um momento delicado da doença no município”, avaliou o secretário de Saúde, Giovani Alles, que destacou que foram registradas duas mortes por Covid-19 em Santa Cruz do Sul somente na última semana e que os casos confirmados passaram de 194 em 7 de julho para 443 nesta sexta. “O avanço está muito rápido e precisamos redobrar todos aqueles cuidados que alertamos desde o início da pandemia, como o isolamento e o uso de máscara. O enfrentamento à Covid-19 é coletivo, ou seja, cada um precisa fazer a sua parte”, acrescentou Alles.


Doze regiões do Estado estão, preliminarmente, na bandeira vermelha, de risco alto. As prefeituras têm até domingo pela manhã para apresentar recursos às classificações, caso queiram. O mapa definitivo sai na segunda. As três regiões que compõem a macrorregião dos Vales – Santa Cruz, Cachoeira do Sul e Lajeado – estão no risco médio.

Publicidade

LEIA MAIS: Expectativa é de nova bandeira vermelha para Santa Cruz

Nesta rodada, o mapa passa a ter 21 regiões. Desmembrada de Porto Alegre, que já se encontrava há várias semanas sob a classificação de risco alto, a 21ª região Covid passou a vigorar na quinta-feira, 6, e reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce, recebendo o nome de Guaíba. Este conjunto de cidades está na bandeira vermelha no mapa preliminar.

Para o total do Rio Grande do Sul, houve leve aumento em diversos indicadores, com exceção da aceleração maior nas hospitalizações (17%) e no número de óbitos (10%). Nesta semana, mesmo com o avanço da doença, o número de leitos livres se manteve estável, com abertura de novas unidades e redução no número de internados por outras causas.

Publicidade

LEIA MAIS: Confirmados oito novos casos de Covid-19 em Santa Cruz

Como consequência, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 voltou a cair, se mantendo abaixo de um leito livre para cada ocupado, o que exige cautela para não permitir novas acelerações no número de internações pela doença no Estado.


Principais dados do modelo nesta semana:

Publicidade

 – o número de novos registros de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de confirmados com Covid-19 aumentou 17% entre as duas últimas semanas (1.094 para 1.278);
 – o número de internados em UTI por SRAG aumentou 3% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (872 para 897);
 – o número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS reduziu 3% entre as duas últimas quintas-feiras (1.002 para 975);
 – o número de internados em leitos de UTI com Covid-19 no RS aumentou 4% entre as duas últimas quintas-feiras (672 para 702);
 – o número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 no RS aumentou 1% entre as duas últimas quintas-feiras (de 602 para 608);
 – o número de casos ativos caiu 4% entre as duas últimas semanas (de 7.793 para 7.454);
 – o número de óbitos por Covid-19 aumentou 10% entre as duas últimas quintas-feiras (de 369 para 406).

As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (434), Caxias do Sul (123), Canoas (117), Novo Hamburgo (96) e Passo Fundo (88).

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.