Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Confira como está o funcionamento das maiores igrejas da região

Foto: Alencar da Rosa

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina dos principais templos católicos da região. Desde março a Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, está com as portas fechadas ao público como medida de combate à disseminação do vírus. Apesar da retomada das missas presenciais no fim de maio, o local permanece aberto apenas para a realização dos cultos, que são diários – na segunda, terça, quinta e sexta-feira, às 18h15; quartas às 12h30, no sábado às 17 horas e domingo às 9 horas.

O decreto municipal determina que as celebrações devem ocorrer com todos os participantes usando máscaras e álcool em gel. A quantidade de fiéis é limitada a apenas 30 pessoas por celebração. Um agendamento prévio deve ser feito junto à secretaria da paróquia, por meio do telefone 3711 3622.

LEIA TAMBÉM: Cada 100 infectados pelo coronavírus no Brasil infectam 101 outras pessoas

Publicidade

O mesmo acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, de Rio Pardo, que tem as portas abertas somente para receber os fiéis que participam das celebrações diárias, às 18 horas. A missa de domingo, das 9 horas, é transmitida pelas redes sociais. No templo, que também segue os protocolos de distanciamento e higienização, é permitido o acesso de apenas 47 pessoas por celebração. Na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires – que também pertence à Diocese de Santa Cruz –, nas duas primeiras semanas da pandemia, o templo permaneceu fechado durante a transmissão da missa nas redes sociais. Logo depois, o lugar foi reaberto.

“O nosso decreto municipal permite continuar com as portas abertas durante a semana e aos finais de semana, desde que sejam cumpridos os protocolos de capacidade limitada. Antes a capacidade era de mil e agora é de 120 pessoas”, explica o pároco Rodrigo Eduardo Hillesheim. “Além disso, quem ingressar no templo também precisa usar máscara e álcool em gel, e manter o distanciamento.”

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo confirma sete novos casos de Covid-19

Hillesheim comentou que, embora algumas pessoas tenham receio de participar das celebrações presenciais pelo risco de contrair a Covid-19, a maioria, tomando os devidos cuidados, busca através da fé e da espiritualidade o conforto diante dessa situação. A paróquia recomenda que os fiéis pertencentes aos grupos de risco acompanhem os cultos de forma online.

Publicidade

Os horários das celebrações continuam os mesmos: na terça-feira às 18h15, quarta-feira às 12h30 e quinta às 19h30. Na primeira sexta-feira do mês, a missa acontece às 19 horas; no sábado ocorre às 18 horas e no domingo, às 8h30. Para as celebrações que são realizadas durante a semana, não há necessidade de inscrição. No entanto, nos finais de semana a orientação é fazer um agendamento prévio na secretaria da paróquia, pelo telefone 3741 1501.

Aviso na Catedral São Batista alerta os fiéis para os novos procedimentos de saúde: local fica aberto somente durante as missas | Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.