Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pesquisa da Ufpel

Expectativa é que Santa Cruz mantenha estabilidade nos resultados de testes rápidos

Foto: Alencar da Rosa

De sexta até esse domingo, equipes aplicaram 500 testes em 50 regiões de Santa Cruz do Sul

A sétima rodada de testes rápidos em Santa Cruz do Sul foi concluída nesse domingo, 16. A pesquisa, que é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), mede o avanço da contaminação com o novo coronavírus em nove municípios gaúchos e fornece subsídios para o sistema de distanciamento controlado implantado pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

A coordenadora local do estudo, a professora Andréia Valim, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), confirmou que a aplicação dos 500 testes, iniciada na noite da última sexta-feira, foi encerrada nesse domingo. “Estamos esperando o resultado dessa rodada para a próxima quarta-feira. São esses números que irão definir quando será feita a última rodada.”

LEIA MAIS
Pesquisa estadual com testes rápidos tem sétima etapa no fim de semana
Governo gaúcho recebe 28 pedidos de reconsideração das bandeiras

Publicidade

Segundo a coordenadora, a expectativa é de que a última amostragem do total de oito fases contratadas pelo Estado ocorra no primeiro fim de semana de setembro. “Mas tudo depende também do desempenho de outras regiões. O vírus avança de maneira diferente, isso poderá antecipar em uma semana a nova aplicação dos testes.”

Ainda sem os dados de Santa Cruz contabilizados, pois as amostras são coletadas em 500 pacientes de 50 áreas diferentes, Andreia espera que o desempenho de Santa Cruz se mantenha estabilizado. “O número de casos confirmados tem se mantido estável. Por conta disso, temos a expectativa de que os resultados sejam semelhantes à testagem realizada na sexta rodada”, complementou.

LEIA TAMBÉM
Vacina: história indica que primeira técnica nem sempre é a melhor
Pandemia derruba o número de casamentos em Santa Cruz

Publicidade

Pesquisa regional será concluída nesta terça

Iniciada na semana passada em 14 municípios da região, a testagem realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) deve ser concluída nesta terça-feira, 18. Ainda faltam os testes de Santa Cruz do Sul para a finalização do trabalho.

Segundo o coordenador da pesquisa pelo Cisvale, o infectologista Marcelo Carneiro, a coincidência com a sétima rodada da pesquisa da Ufpel fez com que o levantamento das quase 400 amostras no município leve mais tempo. “Ao todo, são 1.063 testes distribuídos conforme o número da população nos municípios. Nesta pesquisa, além de avaliarmos o desempenho nas áreas urbanas, medimos também o avanço da doença no interior”, destacou Carneiro.

LEIA MAIS: Pesquisa com testes rápidos segue em Santa Cruz nesta segunda e terça-feira

Publicidade

O infectologista explica que as zonas rurais não são imunes à contaminação com o novo coronavírus. Ao contrário, em algumas localidades, sequer os cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, são praticados. “Por isso, queremos saber como a doença evoluiu e quantas pessoas já têm anticorpos à infecção”, ressaltou. O coordenador da pesquisa acredita que os dados do levantamento deverão ser tabulados até a próxima quinta-feira, para posterior apresentação dos números regionais.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.