Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

'COGESTÃO'

Governo do Estado autoriza região a voltar às regras de bandeira laranja

Foto: Rafaelly Machado

O governo do Estado aceitou, na tarde desta quarta-feira, 26, o pedido da região para gestão compartilhada do distanciamento controlado. No sistema, que estabelece medidas de prevenção à Covid-19 de acordo com o risco de mortes pela doença, a região referenciada por Santa Cruz do Sul aparece, nesta semana, em bandeira vermelha – de risco alto. No entanto, os prefeitos solicitaram a manutenção das regras de bandeira laranja, de risco médio, o que foi aceito pelo Executivo estadual.

A maior parte dos municípios da região nem chegou a adotar a bandeira vermelha. Os prefeitos acordaram que manteriam os protocolos do risco médio, até resposta do governo do Estado sobre o pedido de gestão compartilhada.


Em Santa Cruz, a Prefeitura adotou, por meio de decreto, a partir desta quarta-feira, restrições da bandeira vermelha. Segundo o secretário municipal da Saúde, Giovani Alles, a gestão compartilhada entra em vigor ao meio-dia desta quinta-feira, 27. Até lá, as regras da classificação de risco alto seguem valendo em Santa Cruz.

Publicidade

LEIA MAIS: Saiba o que muda com a bandeira vermelha em Santa Cruz

Ainda de acordo com Alles, com a aprovação do plano de gestão compartilhada, a região não precisará adotar bandeira vermelha, mesmo que volte a ser classificada com esta cor no modelo estadual.

Seis municípios da região 28 se enquadram na Regra 0-0 do sistema e não precisariam endurecer as medidas, mesmo se a bandeira vermelha tivesse sido mantida na região. São eles: Gramado Xavier, Herveiras, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu e Vale do Sol. Estes municípios não tiveram registros de mortes ou internações por Covid-19 nos 14 dias anteriores à atualização do modelo. Os demais municípios da R28 são: Santa Cruz do Sul, Candelária, Mato Leitão, Rio Pardo, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.