Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Telmo Kirst veta projeto aprovado pela Câmara de Vereadores

Foto: Lula Helfer

Projeto queria incluir primeiro calçamento da cidade no patrimônio histórico; pedra de granito preto marcou momento, em 1943

Os vereadores de Santa Cruz do Sul se reúnem na noite desta segunda-feira, 31, para discutir, entre outras pautas, um veto do prefeito Telmo Kirst a um projeto que havia sido aprovado no Legislativo. A matéria é um dos destaques da sessão, que tem início às 18 horas e pode ser acompanhada ao vivo pelo Facebook.

O tema volta à Câmara porque Telmo Kirst considerou inconstitucional a inclusão do trecho de paralelepípedo da Rua Ramiro Barcelos, entre a Marechal Floriano e a Marechal Deodoro, na lista do patrimônio histórico municipal.

A justificativa do prefeito é de que a medida só pode ser feita com aprovação do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e do Centro de Pesquisa e Qualidade Urbana e Rural. O projeto já havia sido aprovado e vetado anteriormente, mas foi alterado e voltou à pauta, recebendo o aval dos vereadores novamente e não passando pelo prefeito pela segunda vez.

Publicidade

LEIA MAIS
Projeto quer manter intacta a rua em frente à Catedral
Prefeitura pede autorização da Câmara para contratar 186 servidores

História

A Ramiro Barcelos foi a primeira rua de Santa Cruz que recebeu calçamento, em 1943. A pavimentação original é preservada até hoje, incluindo a pedra de granito preto colocada próximo à esquina com a Marechal Deodoro para marcar o início da obra. Na justificativa, Hildo Ney alegou, à época, que o fluxo de veículos no trecho não é tão intenso, o que afasta a necessidade de asfaltamento. Além disso, a proteção não impediria a rua de receber intervenções, como alguma troca de canalização ou implantação de fiação elétrica subterrânea, por exemplo. Os paralelepípedos, porém, teriam de ser repostos após a conclusão dos trabalhos.

Publicidade

Outras matérias

Ao todo, quatro novas matérias começam a tramitar na Câmara nesta segunda-feira. Além do veto, será avaliado um ajuste no Decreto de Calamidade Pública em função do novo coronavírus e o pedido de prorrogação do contrato de uma servidora, ambos encaminhados pela Prefeitura.

O vereador Francisco Carlos Smidt quer conceder o título de Cidadão Santa-cruzense para o professor Elenor José Schneider. Além disso, dois pedidos de reuniões especiais vão ser analisados na noite desta segunda-feira.

Hildo Ney Caspary e Francisco Carlos Smidt querem debater o contrato e os aditivos firmados entre a Prefeitura e a Corsan, além do plano emergencial de obras para a cidade. Já o vereador César Cechinato pede uma reunião especial para discutir ações e programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Agricultura.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto que permite doação de alimentos apreendidos

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.