ATRAÇÃO 08/09/2020 19h28

FOTOS: jardim florido chama a atenção em Rio Pardinho

Há cerca de quatro anos, casal Lilia e Felício cultiva mais de 100 plantas, de diversas espécies

Há aproximadamente quatro anos, quem sai de Santa Cruz do Sul e se desloca a Sinimbu pela RSC-471 tem pelo caminho uma atração de encher os olhos. Trata-se do jardim cultivado pelos aposentados Lilia Wartchow e Felício Stertz. Mais de 100 plantas de diversas espécies florescem ao longo de todo o ano e chamam a atenção de quem passa pelo lugar. Com muita simpatia, o casal atende aos curiosos e explica, detalhadamente, quais são os tipos e como é o cuidado com cada uma delas.

Apesar de morar no local há mais de 25 anos, dona Lilia salienta que o cultivo é recente; começou por volta de quatro anos atrás e foi ganhando espaço no pátio em frente à casa. Para ela, as flores são uma paixão, e ter a casa decorada com tantas espécies é a realização de um sonho. “Adoro as flores. Sempre digo que minha casa e minhas flores são o meu tudo”, conta a aposentada, sem esconder a satisfação de ter tanta beleza para apreciar todos os dias.


LEIA TAMBÉM: Aposentado cultiva hortaliças na frente de casa no Bairro Aliança

Para dar conta de todos os vasinhos, canteiros e trepadeiras que se espalham por muros e cercas, dona Lilia conta com a ajuda do companheiro, seu Felício, num trabalho diário. As espécies são várias, tantas que o casal nem sabe dizer quantas: gérberas, gerânios, gazânias, jasmins, roseiras de todas as cores e até mesmo a exótica rosa-do-deserto, nativa das regiões desérticas da África e da Ásia e que não passa despercebida aos olhos.


Nos fundos da residência ainda existe uma horta, com mudas de tomate, beterraba, alface e rúcula, entre outras. “Vendo alguma coisa para os vizinhos, dou para meus filhos. Cultivo para me entreter, ter algo para fazer”, conta seu Felício.

LEIA TAMBÉM: FOTOS E VÍDEO: há 15 anos, ninguém toca na Reserva Particular do Patrimônio Natural

Já virou atração

Situado em frente ao Sítio Pedagógico Paraíso e próxima ao restaurante Verde Vale, o jardim é mais uma atração para quem passa pela rota germânica do Rio Pardinho em direção a Sinimbu. No caminho, outros pontos turísticos podem ser vistos e visitados, como o mosteiro da Santíssima Trindade; a igreja Imigrante, a mais antiga Igreja Evangélica do Rio Grande do Sul; e a Basteleihaus, casa de trabalhos manuais e artesanato. Opções gastronômicas também não faltam: além do restaurante Verde Vale, que serve a típica culinária alemã, há a Casa do Colono e a Cucas Gressler.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: jardim suspenso no Bairro Avenida é exemplo de cuidado com o meio ambiente