Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO

Volta às aulas nas escolas públicas da região fica para outubro

Foto: Alencar da Rosa

Após a reunião entre os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) não chegar a um consenso quanto ao retorno das aulas na região, o impasse começou a ganhar definições nessa terça-feira, 8. A retomada das atividades na rede pública está descartada para setembro e só deve ocorrer em outubro. Por outro lado, a rede privada tem data para retornar e, em Venâncio Aires, as crianças já voltaram às salas de aula.

Na tarde dessa terça, a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul apresentou ao Gabinete de Emergências o plano de retomada. Conforme a proposta, os estabelecimentos particulares de educação infantil que já encaminharam o plano de contingência e receberam autorização do Centro de Operações em Saúde para a Educação Municipal (COE) poderão voltar a receber as crianças, gradualmente, a partir da próxima terça-feira, dia 15.

“Esse retorno foi analisado pelo COE, deliberado e aprovado pelo Gabinete de Emergências, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos, de forma gradual, escalonada, para que a gente possa fazer essa retomada das atividades. Voltarão apenas as escolas privadas de educação infantil que tiveram seus planos de contingência enviados e autorizados pelo COE”, afirmou a secretária municipal de Educação, Juliana Bach.

Publicidade

LEIA MAIS
Municípios do Centro-Serra devem manter aulas presenciais suspensas
Creches particulares retomam atividades presenciais a partir do dia 15
Aulas na educação infantil podem ser retomadas na próxima segunda

Educação infantil de Rio Pardo só terá retorno no ano que vem

Para garantir a segurança dos alunos, professores, funcionários e pais, todas as medidas sanitárias serão providenciadas, monitoradas e avaliadas com cautela. “Além da capacidade máxima de 50% de ocupação por turma, é uma condição para esse retorno nas instituições privadas autorizadas a vontade dos pais em mandar ou não seus filhos para a escola. Isso é bastante importante neste momento”, destacou Juliana. Quanto à rede municipal de ensino, ainda não existe uma data estipulada para a volta às aulas.

Em Vera Cruz, a situação é semelhante. Conforme decreto publicado nessa terça, a rede privada fica autorizada a retornar no próximo dia 14, observando os protocolos de distanciamento e higiene, enquanto a rede pública volta somente em outubro. Já em Venâncio Aires, as crianças puderam retornar às salas de aula nessa terça mesmo, com as escolas privadas respeitando a lotação máxima de 50% por sala.

Publicidade

Ainda nessa terça-feira, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou assembleia geral, e um dos assuntos discutidos foi a retomada das atividades de ensino. Das 27 associações que compõem a federação, 24 votaram por não recomendar o retorno às aulas neste momento; contudo, a Famurs respeita a autonomia dos prefeitos que optarem pela volta dos alunos.

LEIA TAMBÉM
Bandeira laranja permite retomada das aulas na região
Maior parte dos municípios gaúchos não deve retomar aulas presenciais neste mês

RETOMADA É UM ALÍVIO E UM DESAFIO

Com as portas fechadas desde o dia 18 de março em razão da pandemia, as escolinhas da educação infantil de Santa Cruz do Sul veem a possibilidade da retomada presencial como um alívio, mas também como um desafio. Além das diversas regras de distanciamento e higienização a serem cumpridas, a tarefa de explicar e fazer com que as crianças respeitem e se acostumem com tamanha mudança na rotina será mais um obstáculo para professores e monitores.

Publicidade

Segundo a empresária Cláudia Cemin Becker, da escola Baby Disney e representante da Rede Criança, as instituições estão aguardando a aprovação pelo COE para definir a data de retorno. “Estamos com os protocolos encaminhados, nós adequamos as nossas escolas em cima do que colocamos no plano de contingência e agora aguardamos a avaliação do COE. Se necessário, faremos mais adequações”, ressalta. Como cada plano passa por avaliação individual, é possível que nem todas as escolinhas voltem na mesma data.

Outra questão a ser observada é o modelo de distanciamento. Caso a região receba a bandeira vermelha de forma definitiva, as atividades serão novamente suspensas. “Isso vai ser bem complicado. Nós nos estruturamos para a retomada, com alimentação, com tudo, de repente vem a bandeira vermelha e aí são duas semanas parados. Vamos ter que correr esse risco”, enfatiza Cláudia. Segundo ela, no levantamento feito junto aos pais, 50% pretendem mandar os filhos para a escola.

LEIA TAMBÉM: Brincar na natureza traz benefícios para a saúde das crianças

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.