Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Encontro virtual

Corede do Vale do Rio Pardo define primeiras ações da Consulta Popular 2020

Votação da Consulta Popular encerra nesta sexta-feira

Votação da Consulta Popular encerra nesta sexta-feira

Pelo menos 60 pessoas participaram da Audiência Pública Regional da Consulta Popular que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 10, de forma virtual. O encontro foi conduzido pelo presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, e contou com a presença dos representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) dos 23 municípios do Vale do Rio Pardo e do Centro-Serra.

Como houve problemas na sessão virtual conduzida pelo Governo do Estado realizada na terça-feira, 8, o Corede/VRP resolveu promover um novo encontro nesta quinta, que ocorreu de forma mais tranquila. Houve a apresentação dos tópicos constantes no Caderno de Diretrizes, composto de 29 projetos e subprojetos.

Estre os projetos estão aqueles que serão eleitos para a cédula de votação deste ano. O valor estimado para o Corede/VRP é de R$ 742.857,14, sendo que metade será paga pelo Governo do Estado em 2021 e a outra metade em 2022.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Corede realiza assembleia inicial da Consulta Popular

Foi definido, no encontro, que serão realizadas duas assembleias microrregionais no dia 16 de setembro, de forma virtual. A primeira, para os municípios do Centro-Serra, às 8h30, e a outra, às 10h30, com os municípios do Baixo Vale.

Também foram eleitos nove representantes da região na comissão regional da Consulta Popular 2020: como representantes de órgãos do Estado, Isabela Lagreca, Arlindo Emmel e Andrea Valim; como representantes do Corede/VRP, Jéferson Klunk, Albino Gehwer e Lenio Trevisan; e, como representantes da sociedade civil, Salete Faber, Carlos Corrêa da Rosa e Régis Solano.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Votação da Consulta Popular será no fim de outubro

A última definição foi quanto ao número de projetos a serem incluídos na cédula de votação. A ideia aprovada é a da inclusão de três projetos, sendo que os dois mais votados serão os eleitos para receberem os recursos.

“Iremos contemplar projetos regionais, que congreguem as duas microrregiões, a fim de podermos trabalhar em áreas mais macro, não dividindo tanto os recursos”, avaliou o presidente Heitor Petry. Para ser contemplado com o recurso da Consulta, cada município precisa atingir o número mínimo de 2% dos eleitores.

Publicidade

LEIA MAIS: Consulta Popular 2020 terá votação totalmente virtual; veja cronograma

Sobre a Consulta Popular

Realizada anualmente há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, a Consulta Popular é organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo.

Neste ano, a votação vai ocorrer totalmente de forma remota, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS, entre 26 de outubro e 3 de novembro de 2020. O processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Consulta Popular começa na próxima terça-feira na região

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.