Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2020

Justiça Eleitoral de Santa Cruz busca mesários voluntários

A Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Sul está em busca de voluntários para pessoas que queiram trabalhar como mesário nas eleições deste ano. De acordo com a instituição, está sendo difícil preencher os cargos devido ao grande número de dispensa de pessoas que pertencem ao grupo de risco. Por causa da pandemia da Covid-19, as eleições de 2020 foram prorrogadas e irão acontecer no dia 15 de novembro.

Para se voluntariar, a pessoa deve ter mais de 18 anos e estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral. A inscrição pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), através de um cadastro no Portal do Mesário.

LEIA TAMBÉM: O que ainda está indefinido no cenário eleitoral

Publicidade

A convocação de mesários no Rio Grande do Sul teve início na segunda quinzena do mês de agosto e a listagem definitiva será concluída até a próxima quarta-feira, 16. Os mesários voluntários que forem convocados receberão o aviso pelos Correios, e-mail, WhatsApp ou SMS. O eleitor pode consultar se foi ou não convocado a trabalhar nas eleições acessando o Portal do Mesário.

De acordo com o TRE-RS, aproximadamente 98 mil mesários, entre voluntários e convocados trabalharão no primeiro turno das eleições. Neste ano, o treinamento para os presidentes de mesa e primeiros mesários será de forma virtual. Os demais colaboradores terão orientações disponíveis em vídeo no canal do TRE-RS no YouTube.

As pessoas que trabalham como mesários voluntários ganham dois dias de folga a cada dia trabalhado, sem perder o salário, sendo que o dia dedicado ao treinamento também conta como dia trabalhado. A Justiça Eleitoral ainda fornece auxílio-alimentação no dia da eleição e o exercício da função pode servir como critério de desempate na concorrência por cargos públicos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Candidatos à Prefeitura de Santa Cruz poderão gastar R$ 70 mil a mais na campanha

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.