Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Aposentada soma 20 anos de cuidados com orquídeas

Foto: Lula Helfer

Elme tem admiração pelas plantas que embelezam a frente da casa. Dedicação começou quando ela ganhou a primeira orquídea

As orquídeas estão presentes na vida de Elme Thier Pereira há 20 anos. Moradora da Rua Capitão Jorge Frantz, no Centro de Santa Cruz do Sul, a aposentada de 80 anos começou o cultivo em 2000, após ter sido presenteada com uma orquídea. Ao longo dos anos, o plantio evoluiu: em pelo menos dez árvores entre a Capitão Jorge Frantz e a Marechal Deodoro, próximo ao portão do Cemitério Católico a aposentada cultivou mudas da planta, que se multiplicou com o tempo.

Há quem elogie a beleza das flores, como explica a aposentada . “As pessoas param para admirar e tirar fotos da floração, que inicia em setembro. Um homem que passava aqui em frente disse que estava encantado porque nunca tinha visto algo tão bonito assim, pois na cidade dele não tinha.” Mas Elme lamenta que algumas pessoas “furtem” as plantas. “Eu cuido muito, mas tem gente que acaba pegando sem pedir e, na pressa para arrancar, destrói tudo.”

LEIA TAMBÉM: Casal mantém horta no Centro de Santa Cruz há 55 anos

Publicidade

Sobre o cultivo das orquídeas, ela conta que as mudas foram fixadas nas árvores com meias de náilon – e a natureza tratou de fazer o resto. “Não precisou colocar terra nem água. Logo a planta pegou e hoje tenho até demais. Estou pensando em retirar um pouco e presentear quem gosta”, conta.

O carinho e a dedicação da aposentada com as plantas são grandes. “Sinto orgulho destas flores. Quando me sento na frente de casa para tomar chimarrão e ler o jornal, fico apreciando o colorido delas. Tenho plantas de outras espécies no pátio, mas são as orquídeas que me fascinam. Elas enfeitam a entrada da minha casa e a rua”, ressalta.

Assinante da Gazeta do Sul há mais de 40 anos, Elme comenta que além de estar bem informada, gosta dos brindes que adquiriu ao longo do tempo. Um deles, uma garrafa térmica que ganhou em 2017, ao renovar a assinatura. “Tenho muito apreço por ela e agora estou na expectativa por outros brindes”, brinca.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aposentado cultiva hortaliças na frente de casa no Bairro Aliança

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.