BRASILEIRÃO 13/09/2020 15h51 Atualizado às 18h32

Grêmio empata na Arena: 1 a 1 contra o Fortaleza

Tricolor saiu atrás e buscou o empate com Diego Souza

Grêmio e Fortaleza jogaram pela décima rodada do Brasileirão neste domingo, na Arena. A equipe do visitante saiu na frente na primeira etapa no gol de Osvaldo, mas o Grêmio empatou com Diego Souza, de pênalti.

Foi o sexto empate do Grêmio na competição que após o 1 a 1 contra o Leão, ficou na 10ª posição na tabela, com 12 pontos. Com a mesma pontuação e uma partida a mais, o Fortaleza, do técnico Rogério Ceni, é nono colocado.



PRIMEIRO TEMPO

O Grêmio iniciou a partida atacando o Fortaleza. Nos dois primeiros minutos, a equipe visitante não tocou na bola. Mas o ímpeto inicial não foi mantido durante a primeira etapa. Com o tempo, o time cearense foi gostando do jogo e dificultou a partida o time da casa.

Aos três minutos, na primeira jogada do Fortaleza, Osvaldo recebeu na direita e invadiu a área para finalizar à meia-altura, obrigando Vanderlei a espalmar para escanteio. Era o primeiro susto do time da casa.

O Grêmio atacava o Fortaleza, mas sem efetividade. A equipe insistia em levantamentos na área e tinha dificuldades em criar pelo meio. Entre os dez e quinze minutos, a equipe de Renato pressionava e controlava a bola, mas a ineficiência em abrir o placar custou caro.

Em um escanteio, aos quinze minutos de partida, a bola foi rebatida para Osvaldo, junto à lateral esquerda do ataque visitante. O jogador do Fortaleza tentou cruzar para a área gremista e acabou contando com a sorte para abrir o placar. A bola não encontrou ninguém da defesa nem do ataque, e quicou na pequena área, enganando a defesa gremista, morrendo no fundo do gol de Vanderlei e fazendo Fortaleza 1 a 0.

Abrir o placar fez o time do técnico Rogério Ceni jogar melhor. Três minutos depois de fazer o gol, o Leão quase ampliou: David recebeu lançamento longo na área e cruzou para o meio, mas Pedro Geromel fez corte providencial e impediu o ataque adversário de ampliar.

Aos 26 minutos, mais uma notícia ruim para o Grêmio. O volante Maicon voltou a sentir lesão. O jogador ainda permaneceu em campo por alguns minutos, mas acabou sendo substituído por Robinho.

Aos 28 minutos, o Tricolor chegava mais próximo do gol. Diego Souza fez bela jogada pela esquerda e cruzou para trás, Alisson recebeu na entrada da área e soltou uma bomba. Felipe Alves salvou o Fortaleza espalmando para fora.

O Tricolor terminou a primeira etapa buscando o empate. Sem organização no ataque, a primeira etapa foi da equipe visitante.

SEGUNDO TEMPO

O Tricolor voltou do vestiário disposto a empatar a partida. O técnico Renato mudou a equipe no intervalo: saiu Isaque para a entrada de Luiz Fernando.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Éverton invadiu a área do Fortaleza e foi derrubado por Quintero. Pênalti e grande oportunidade para o empate.

Diego Souza foi para a cobrança e chutou no meio do gol. O goleiro Felipe Alves defendeu, mas Luiz Fernando completou para o fundo das redes.

O lance foi para a revisão do árbitro de vídeo, o e juiz Igor de Oliveira viu invasão do ataque gremista e da defesa do Fortaleza na jogada. O gol foi anulado.

Diego Souza teve nova chance para marcar, e desta vez não desperdiçou a cobrança. O jogador fez seu segundo gol no Brasileirão com um chute forte, no meio do gol.

Aos 26 minutos, uma confusão no meio de campo resultou em duas expulsões: Luiz Fernando, do Grêmio, e Gabriel Dias, do Fortaleza, discutiram e trocaram cabeçadas no meio de campo. O juiz colocou os dois pra rua com cartão vermelho.

Após as expulsões, o Tricolor gaúcho levou a pior: Luiz Fernando havia entrado bem no jogo, e o Leão do Ceará equilibrou o jogo.

O empate era ruim para as duas equipes na classificação do Brasileirão. O Grêmio tentava uma pressão na reta final da partida.

Aos 40 minutos, Orejuela quase virou o placar. O lateral entrou na área após troca de passes e definiu rasteiro. O goleiro do Fortaleza fez grande defesa e botou pra escanteio. Na cobrança, o time da casa fez o gol, mas a arbitragem assinalou impedimento do ataque. A bola veio para a área e Orejuela cabeceou. Felipe Alves salvou, e no rebote, Geromel finalizou, para novo milagre do goleiro do Fortaleza. Orejuela pegou o rebote e fez o gol, mas o lateral gremista estava em posição irregular.

Com novo empate, o Grêmio chegou a 12 pontos no Brasileirão. A equipe volta à campo pelo Campeonato Brasileiro no domingo, 20 de setembro, contra o Palmeiras, em Porto Alegre.



CAMPEONATO RASILEIRO
10ª RODADA
GRÊMIO 1X1 FORTALEZA


Data e horário: Domingo, 13 de setembro, 16h
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Arbitragem: Igor de Oliveira (MG), com Guilherme Camilo e Sidmar Meurer
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Cartões amarelos:  Robinho (Grêmio); Felipe Alves, Osvaldo, Derley (Fortaleza);
Cartões Vermelhos: Luiz Fernando (Grêmio); Gabriel Dias (Fortaleza)
Gols
GRÊMIO: Diego Souza, aos 6min/2ºT; FORTALEZA: Osvaldo, aos 15min/1ºT

GRÊMIO
Vanderlei; Orejuela, Geronel, David Braz, Cortez; Darlan, Maicon (Robinho), Isaque (Luiz Fernando), Alisson, Éverton; Diego Souza.
Técnico: Renato Portaluppi

FORTALEZA
Felipe Alves; Gabriel Dias; Quintero, Paulão, Carlinhos; Juninho, Ronald, David (Yuri), Osvaldo (Derley); Romarinho e Wellington Paulista (Marlon)
Técnico: Rogério Ceni