EDUCAÇÃO 16/09/2020 23h10 Atualizado às 12h38

FOTOS: estudantes do Colégio Monte Alverne registram belezas do interior

Das mais de 100 feitas durante projeto, dez fotografias foram publicadas em rede social. Autores das três mais curtidas serão premiados

Como forma de incentivar a preservação do ambiente e explorar a capacidade dos alunos de imaginar e representar seu cotidiano por meio da imagem, professoras do Colégio Estadual Monte Alverne (Cema) lançaram um desafio aos estudantes do Ensino Médio. O projeto Natureza em um Click, que teve início em agosto, foi desenvolvido pelas docentes Simone Maria Zart (Química), Catiana Niedermayer (Física) e Marta Bergman (Biologia).

Com a proposta de os alunos realizarem registros fotográficos das belezas naturais do interior, o projeto recebeu mais de cem imagens, todas enviadas de forma on-line. Após análise técnica, dez foram selecionadas e postadas na página da professora Simone para votação. As três que receberem mais curtidas até esta sexta-feira serão as finalistas.

LEIA TAMBÉM: Retomada das aulas na região é assunto de reunião entre secretarias


Simone explica que um dos critérios avaliados na atividade era que as fotos deveriam conter fenômenos químicos, físicos ou biológicos. Quatro avaliadores convidados pela instituição participaram do processo de seleção dos trabalhos: Priscilla Storck Steinhaus Zart (editora de imagens), Joice Gilvana Kroth (psicóloga), Augusto Larger (fotógrafo) e Rosilene Müller (publicitária e fotógrafa). Com a divulgação dos finalistas nesta sexta, os vencedores ganharão um kit personalizado da escola.

A iniciativa com os alunos partiu da necessidade de oferecer uma atividade diferente, que os motivasse durante o período das aulas a distância. “Tínhamos visto um projeto semelhante na internet e o adaptamos para a realidade dos nosso estudantes. Queríamos despertar neles um olhar diferente sobre o interior, mostrar as coisas bonitas que muitas vezes passam despercebidas. Acho que conseguimos, pois trouxeram fotos lindas”, afirma Simone. “Além das imagens, recebemos o retorno de outras atividades escolares que não estavam sendo entregues pelos alunos.”

LEIA TAMBÉM: Ensino Médio do Estado alcança sua melhor nota na série histórica do Ideb