Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOLIDARIEDADE

Um Coração Amigo para quem luta contra o câncer

Foto: Lula Helfer

Patricia, que enfrenta o câncer pela segunda vez, quer levar conforto a outras mulheres

Inspirada no Heart Pillow Project e com a ajuda de um grupo de parceiros, a engenheira civil Patricia Cristina Kipper, 32 anos, de Santa Cruz do Sul, pretende confeccionar e distribuir 300 almofadas de tecido em formato de coração a mulheres que fazem tratamento de câncer de mama. Serão contempladas pacientes acompanhadas pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz, pela Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e de duas clínicas particulares do município. A iniciativa, batizada de Coração Amigo, realizará as doações em outubro, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama.

Patricia, que foi diagnosticada com câncer de mama e submetida a mastectomia (cirurgia de retirada da mama), atualmente faz tratamento para um novo câncer descoberto em maio deste ano, o de colo de útero. A ideia do projeto surgiu após ela receber de presente, da amiga Katiusa de Godoi, uma almofada de coração confeccionada pelo projeto Trevo da Liga Feminina de Combate ao Câncer, de Santa Maria.


“Virou um amuleto que carrego em todas as minhas sessões, e serve para apoiar o braço devido às dores causadas durante o procedimento, que demora em média quatro horas”, afirmou. Na sexta-feira da semana passada, enquanto ela fazia a sessão de quimioterapia, pensou em criar um projeto que pudesse levar um pouco de conforto a outras mulheres. “Ao chegar em casa, gravei um vídeo e postei, pedindo a opinião das pessoas. Muita gente começou a apoiar e uma rede do bem se formou.”

Publicidade


Em 24 horas começaram a chegar doações de almofadas prontas e material para a confecção de outras. Em menos de uma semana, a iniciativa já contabiliza cem unidades. Voluntárias se dispuseram a doar tecido e enchimento, e outras a costurar. Há lojas que darão desconto nos materiais e salões de beleza que ajudarão com a coleta. “Isso tudo me mostrou o quanto a gente recebe quando se doa. Estou recebendo muito mais do que o quanto vou ajudar”, ressalta.

E o projeto não para por aí. “Quero também criar outros tipos de almofadas, para pessoas que passaram por cirurgia contra câncer de intestino e de próstata, que sentem desconforto ao sentar”, acrescentou.

SAIBA MAIS

Publicidade

O que é o Heart Pillow Project

O Heart Pillow Project é uma iniciativa mundial fundada por Janet Kramer Mai, que, em 2002, após ser submetida a mastectomia, sentiu a necessidade de ter algo para apoiar o braço devido às dores e dormências no pós-cirúrgico. As almofadas denominadas de Heart Pillow (almofada do coração) já beneficiaram diversas mulheres em todo o mundo.

Como ajudar

Publicidade

Doando tecidos, material para enchimento ou produzindo a almofada. Também é possível doar qualquer valor pela vaquinha on-line: vaka.me/1374230 (cada almofada tem custo médio de R$ 8,00). Patrícia também pede que as pessoas divulguem o projeto pelo Instagram.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.