Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AULAS PRESENCIAIS

Tranquilidade marca o retorno da Educação Infantil no Colégio Mauá

Crianças retornaram ao Mauá na última quarta-feira, respeitando todas as regras

Uma das primeiras instituições de ensino a retomar as atividades presenciais em Santa Cruz do Sul, na última quarta-feira, 19, o Colégio Mauá comemora o sucesso do retorno e a boa aceitação entre os alunos da Educação Infantil e suas famílias. Na unidade 1, a retomada alcançou cerca de 80% dos estudantes, enquanto na unidade 2 esse número fica por volta de 60%. Na próxima semana, o Mauá aguarda a autorização da Prefeitura para iniciar a volta do Ensino Médio.

Conforme o diretor Nestor Raschen, o reinício do presencial ocorreu de forma muito tranquila. “Está sendo muito positivo. As crianças estão felizes e as famílias também. Estamos seguindo corretamente os protocolos de higiene e vendo que tudo está funcionando muito bem”, afirma. O retorno foi planejado de forma escalonada: primeiro voltaram os alunos de 5 anos e depois os de 4 anos e, na próxima semana, devem retornar as demais turmas.

LEIA MAIS: Educação Infantil do Colégio Mauá retoma aulas nesta quarta

Publicidade


Esses primeiros três dias serviram como um teste para a organização que havia sido programada pela direção. “Tivemos condições de dar muita atenção e organizar os espaços e também as crianças. Cada uma já sabe onde é o seu lugar de acesso, por onde deve chegar e quais protocolos deve cumprir”, explica Raschen.

LEIA MAIS: Confira as regras para a volta do transporte escolar em Santa Cruz

Em relação a essa obediência às normas, tratada como um assunto difícil por muitas pessoas, o diretor conta que tudo tem transcorrido sem problemas. “Eu circulei por vários espaços educacionais da escola, observando as crianças. É de uma generosidade o cuidado que elas têm umas com as outras, e elas já sabem que têm de ter esse cuidado, isso já foi trabalhado nas famílias durante todo esse período”, salienta.

Publicidade

Ao avaliar a possibilidade de manter esse modelo escalonado de ensino por tempo indeterminado, Nestor Raschen considera viável. “Torcemos pela bandeira laranja e, quem sabe, daqui a pouco, a amarela. A nossa única razão para fechar a escola é justamente se ficarmos com a bandeira vermelha.”


Educar-se volta na terça-feira

Ao longo dessa semana, a Escola Educar-se realizou uma série de reuniões com os pais do alunos, com o objetivo de discutir e definir como seria o retorno. Na sequência, todos responderam a uma pesquisa onde deveriam dizer se pretendiam ou não levar os filhos à escola. Conforme a diretora Valderez Kern, o retorno ficou definido para a próxima terça-feira, para os alunos do nível três (5 anos de idade), enquanto os do nível um e dois (3 e 4 anos) voltam no dia 28.

Publicidade

Os resultados da pesquisa apontaram um cenário que já era esperado – cerca de 50% dos pais devem levar os filhos. A diretora salienta que muitas famílias optaram por aguardar e ver como vai funcionar essa retomada inicialmente. Conforme o número de crianças aumentar, a escola precisará passar por novas adequações, visto que o total de estudantes em cada sala é limitado pelos protocolos.

LEIA MAIS: Região de Santa Cruz se mantém em bandeira laranja

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.