Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Covid-VRP

Última fase da pesquisa com testes rápidos será em outubro

A quarta e última rodada de testes rápidos do Estudo de Soroprevalência de Sars-CoV-2 na Região do Vale do Rio Pardo (Covid-VRP) deve ocorrer no início de outubro. A testagem, que deveria ter sido feita nos dias 12 e 13 de setembro, foi suspensa. O estudo é uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com o objetivo de medir a presença do novo coronavírus na região.

O infectologista Marcelo Carneiro, coordenador da pesquisa, defende que é necessário esperar mais alguns dias para fazer uma nova testagem. “Pelos resultados obtidos, os pacientes testados tinham anticorpos, ou seja, já tinham pego a doença e se curado sem saber”, revelou. Segundo ele, a intenção é aguardar o início do próximo mês para divulgar a nova data.

LEIA MAIS: Cisvale adia quarta etapa da pesquisa com testes rápidos

Publicidade

A primeira rodada de testes teve início em 1º de agosto. Durante aquele mês e parte de setembro, a cada 14 dias foram realizadas novas etapas, nos fins de semana. Em cada fase são aplicados 1.063 exames rápidos, divididos entre os 14 municípios de abrangência do Cisvale. Ao todo, serão aplicados 4.252 testes nos moradores da região.

LEIA MAIS: Pesquisa estima que 10,4 mil pessoas na região já foram infectadas pelo coronavírus

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.