Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE NA MESA

Feiras rurais completam 40 anos em Santa Cruz

Filhos de feirantes, Fabrício e Patrícia se conheceram entre as bancas e planejam construir uma vida juntos, mantendo a tradição herdada dos pais

Por volta de 1960, com apenas 7 anos de idade, a Rosane, ainda garotinha, acomodava-se em meio aos cestos de hortaliças sobre uma carroça puxada a boi. Com seu pai, Rude Noy, já falecido, ela saía de Linha Travessa para vender alfaces e beterrabas de porta em porta, na cidade.

Pouco tempo depois, a família adquiriu uma caminhonete Ford 29 e nela foi acoplada uma carroceria. “Aprendi a dirigir com 10 anos de idade lá no interior. Enquanto o meu pai tomava café, eu ligava a caminhonete, porque tinha que deixar esquentar antes de vir para Santa Cruz”, relembra.

Foi nessa realidade que Rosane Niedesberg cultivou o amor por trabalhar com hortifrutigranjeiros. Em 23 de setembro de 1980, por sugestão e iniciativa da então vereadora Sônia Marli Kessler Kist, o funcionamento das feiras rurais foi permitido em Santa Cruz do Sul, e Rosane foi uma das primeiras feirantes a se habilitar para a venda de legumes e verduras.

Publicidade

“A primeira feira a gente fazia em frente ao pórtico da Oktober, e a gente deixava os produtos nos carros mesmo”, ela recorda. Inicialmente, 28 feirantes estavam inscritos.

LEIA MAIS: Feira Rural celebra 39 anos de atividades em Santa Cruz

Rosane foi uma das primeiras feirantes de Santa Cruz do Sul

Ainda de acordo com Rosane, duas semanas depois, uma barraca de lona improvisada foi disponibilizada aos feirantes, em frente à Estação Férrea, onde ficou até 1984. Em 1985 houve a inauguração do primeiro pavilhão, a Feira Rural, na Rua Fernando Abott, ao lado de onde hoje existe o Fórum. Também no mesmo ano ocorreu a criação da Associação Santa-Cruzense de Feirantes, a Assafe, e Teobaldo Rauber foi escolhido como primeiro presidente.

Publicidade

Hoje aos 66 anos, Rosane é vice-presidente da entidade, que atualmente conta com 80 associados e é liderada pelo presidente Carlos Eduardo Waechter. Segundo ele, o apoio do município, por meio da Secretaria de Agricultura e da Emater, é fundamental para os produtores. “Estamos sempre muito bem assistidos. E chegamos aos 40 anos de feira rural muito satisfeitos, porque para os agricultores é muito importante a diversificação da produção”, avalia.

LEIA MAIS: O segredo do pimentão da Feira Rural de Santa Cruz

Carlos é o presidente da Associação de Feirantes: diversificação

O secretário municipal de Agricultura, Tiago Staub, ressalta a importância dessa atividade. “As feiras rurais fazem parte da história de Santa Cruz do Sul. São quatro décadas de produção de alimentos de qualidade para a comunidade. Elas têm função importante na cooperação entre os agricultores e consumidores. As feiras também têm uma função social pela inclusão dos agricultores em um canal importante de comercialização”, ressalta o titular da pasta.

Publicidade

Ainda de acordo com Staub, a Comissão de Regulamentação das Feiras Rurais coordena o trabalho da Assafe e dá suporte aos produtores. Ela é formada por representantes da Secretaria de Agricultura, Emater/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Santa-Cruzense dos Feirantes e Afubra.

Os 80 produtores associados estão distribuídos em sete feiras na cidade: Feira do Parque da Oktoberfest, Central, Arroio Grande, Senai, Esmeralda, Independência e Feira Orgânica Santo Inácio.

LEIA MAIS: Feiras rurais impulsionam economia em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Entre 1980 e 1984, a feira ocorria sob lonas instaladas junto ao prédio da Estação Férrea. Primeiro pavilhão foi inaugurado em 1985

História de amor
Por muito tempo, Patrícia e Fabrício só se conheciam através da troca de olhares, nas chegadas e partidas em dia de feira. Durante anos foi assim, ela na banca da família Nichterwitz e ele na Beckenkamp. Mas há uma década, ele com 13 e ela com 12 anos, tiveram a primeira aproximação por conta do aniversário de 30 anos das feiras rurais. “Foi uma festa de comemoração dos associados, e então começamos a conversar”, conta Patrícia.

Dois anos depois iniciou-se o namoro. Hoje os jovens feirantes, ela com 22 anos e ele com 23, fazem planos. “Vamos começar a construir a nossa casa e queremos continuar na produção de hortaliças. É isso que sempre amamos fazer”, finaliza ela.

LEIA MAIS: Cresce a demanda por produtos saudáveis nas feiras rurais

Publicidade

Cliente há quatro décadas
Aos 84 anos, seu Ênio Wolf (foto) estaciona seu veículo bem próximo da Feira Central. Geralmente é no meio da tarde. E lá se vão mais de 40 anos em que os olhos claros e ávidos de seu Ênio chegam nas bancas para escolher alfaces e brócolis. “Não preciso de óculos, só uso para leitura mesmo”, brinca.

No pavilhão da Rua Fernando Abott, ao lado do Fórum, todos o conhecem. “Ele é um dos nossos clientes mais antigos. Compra um pouco de cada produtor, e todo mundo sabe quem é ele”, diz o feirante Danilo Hentschke, que conhece Ênio há quatro décadas.

Casado há 60 anos com dona Inge, Ênio recorda-se dos primeiros tempos em que o casal adquiria hortaliças na primeira feira improvisada do Centro. “Lembro de quando a feira era numa barraca de lona, ali na Estação Férrea”, conta. “E continuo comprando até hoje, porque sei que os produtos desses agricultores são de qualidade.”

LEIA MAIS: Venda de peixes começa nesta segunda nas Feiras Rurais

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.