Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEMÓRIA PRESERVADA

Restaurada, Casa de Cultura de Vera Cruz vai abrigar museu

Intervenções estão prontas após mais de uma década desde o início dos trabalhos. Área externa também recebeu melhorias | Foto: Vinicius Hoscheidt

A obra de restauro da Casa de Cultura de Vera Cruz, uma parceria do Rotary Club com a Prefeitura, está concluída. A reforma no prédio, na esquina das ruas Carlos Wild e Thomas Gonzaga, começou em 2009, passou por interrupções e estava parada desde 2018. Os trabalhos foram retomados em julho, com recursos de R$ 20 mil provenientes da Câmara de Vereadores e mão de obra do Município. A data de reabertura ainda não foi definida, mas o destino é certo, já que o prédio deve receber o acervo do museu do município, que atualmente se encontra em uma casa alugada, custeada pela Prefeitura.

O secretário de Obras, Maiquel Aretz, explicou que a principal intenção da Prefeitura é evitar o aluguel atualmente pago, levando o museu para a Casa de Cultura. “Isso nos traria um benefício nesse ponto de vista”, disse. A mudança, no entanto, ainda não tem previsão para acontecer e os detalhes estão sendo definidos, especialmente porque o acervo do museu tem peças delicadas que exigem um cuidado maior para transporte e manuseio durante a mudança.


LEIA MAIS: Obra da Casa de Cultura de Vera Cruz será concluída na próxima semana

Publicidade

O prédio construído em 1912 pela família Wild-Ferraz foi o primeiro a ser tombado no Centro de Vera Cruz, em 2006. O local passou por reforma total, que preservou as características originais. As últimas melhorias recebidas foram a limpeza externa do ambiente, com a retirada de entulhos e vegetação, e a colocação de material no entorno. Uma rampa de acessibilidade foi instalada na lateral do prédio, assim como um piso tátil para deficientes visuais na calçada. Foram concluídos afazeres de pintura, reparos no assoalho, iluminação e a colocação dos vidros.

Prédio construído em 1912 pela família Wild-Ferraz foi o primeiro tombado no Centro | Foto: Vinicius Hoscheidt

Parceria do Rotary

O responsável pelo restauro da Casa de Cultura e membro do Rotary Club Vera Cruz, Ivan Armando Marx, informou que, mesmo com a obra concluída, ainda não foi possível definir uma data de entrega para a comunidade em função da pandemia. “A gente tinha como intenção fazer uma entrega solene, com a presença dos patrocinados e empresas que doaram e tornaram possível esse restauro, mas não está definida esta data”, disse.

Publicidade

O secretário Maiquel Aretz ressaltou que, pelo seu papel fundamental no trabalho de restauro, a entidade que assumiu a gestão da reforma em 2011 deve ganhar uma sala na Casa de Cultura. “A gente vai abrir um espaço para o Rotary, que teve a maior parte de incentivo e a propulsão para a reforma. Eles solicitaram um espaço e provavelmente vai acontecer de ter uma sala de reuniões e arquivos deles.”

LEIA TAMBÉM: O fim de uma era em Vera Cruz: Guido Hoff vai se aposentar

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.