Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Causa animal

Como foi o resgate da cachorra presa em penhasco

Foto: Arquivo Pessoal

Final feliz: o tutor Célio Mundt com a cachorra Raposa, ontem, já recuperada do susto

Às vésperas do Dia Mundial dos Animais, a ser celebrado no próximo domingo, 4, o salvamento de uma cachorra que ficou presa em um penhasco no interior de Ibarama, na região Centro-Serra, ressalta a importância dos animais e da atenção para com eles. O resgate da cadela Raposa, de 8 anos, que estava há quase uma semana em local de difícil acesso, à margem do alague da Barragem Dona Francisca, mobilizou a equipe de Bombeiros Voluntários de Sobradinho e do Grupo de Salvamento do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, e repercutiu nas redes sociais. No sábado, os bombeiros de Sobradinho foram acionados pelo tutor do animal, mas, devido à falta de equipamentos, o resgate não foi possível. Na mesma noite, apesar das adversidades, a cadela foi resgatada, ilesa, por profissionais de Santa Cruz. O resgate durou cerca de três horas.

A situação trouxe alívio ao casal de produtores Célio Mundt e Terezinha Silva Mundt, que são os tutores de Raposa. Eles residem a cerca de um quilômetro do local do incidente. Além da cadela, têm outros cincos cachorros, mas, segundo Mundt, Raposa é a mascote da família. “Ela é a mais velha e ganhou esse nome pela sua característica. Se parece muito com pastor alemão, mas a raça é indefinida. Ganhei de presente do cunhado do meu filho, quando ainda era bem pequena”, revelou, por telefone. De acordo com o tutor, os animais têm o hábito de sair para correr e caçar no mato. Fizeram isso na quarta-feira pela manhã, e retornaram ao entardecer; no entanto, Raposa não voltou. “Esperei um tempo e então passei a procurá-la. Comecei a ouvir o uivo dela e percebi que havia caído do alto do paredão, ficando presa em uma parte mais estreita, a uns 7 metros de altura”, afirmou.

LEIA MAIS: Bombeiros resgatam cadela de penhasco em Ibarama

Publicidade

Por ser local de difícil acesso, a preocupação do agricultor era evitar que o animal ficasse sofrendo por dias ou caísse mais para baixo do penhasco, que tem mais de 50 metros de altura. “Eu não tinha como socorrê-la, e o uivo dela chegava a doer. Era um pedido de socorro. Estava faminta, com sede e medo. Então, resolvi agir, e a única coisa que estava ao meu alcance era chamar os bombeiros. Tinha visto recentemente em uma reportagem que eles haviam resgatado um gato em Sobradinho, imaginei que pudessem me ajudar’, frisou.

No sábado pela manhã, os Bombeiros Voluntários de Sobradinho estiveram no local. No fim do dia, retornaram acompanhados por equipe do Grupo de Busca e Salvamento de Santa Cruz, que, com equipamentos adequados, fez o resgate. Apesar da queda, Mundt citou que a cachorra está bem e saiu ilesa, sem machucados. “Não sei que proteção foi aquela que ela recebeu, mas não teve nenhum arranhão, nada. Hoje, ela saiu novamente com os outros cachorros para correr”, disse.

“Estou tranquilo, fiz o que deveria ter sido feito, e ela foi resgatada. Não tenho palavras para agradecer o trabalho dos Bombeiros Voluntários de Sobradinho que, dentro de suas possibilidades, imediatamente atenderam meu chamado, mas infelizmente não tinham equipamentos específicos para fazer o resgate. Agradeço à equipe de Busca e Salvamento de Santa Cruz, que, mesmo arriscando suas vidas, os profissionais conseguiram salvar nossa cadelinha, e isso não tem preço.”

Publicidade

O casal Célio e Terezinha tem dois filhos: Tiago, de 32 anos, que reside próximo de casa e trabalha como produtor rural, e Rafael, 30 anos, que é técnico em segurança do trabalho em Santa Maria.

LEIA TAMBÉM: Bombeiros resgatam gato preso em motor de carro em Santa Cruz

“Que bom que a gente pôde salvar ela”, afirma bombeiro

Publicidade

O fato de a missão ter tido um final feliz também foi motivo de muita satisfação e alegria para o tenente Evandro Maurício Leal, santa-mariense de 39 anos, nos Bombeiros desde 2003 e em Santa Cruz desde maio de 2019; e para o soldado Cesar Christmann, 31 anos, santa-cruzense que está na guarnição desde 2012. Foram eles que se deslocaram a Ibarama ao final da tarde de segundafeira, saindo de Santa Cruz por volta das 16 horas, para resgatar a cachorra Raposa. O tenente Leal é inclusive o comandante do 1º Pelotão de Bombeiro Militar de Santa Cruz do Sul, e decidiu tomar a si a tarefa, ao lado do soldado Christmann.

Na noite dessa quarta-feira, 30, em entrevista à Gazeta do Sul, Leal rememorou os passos daquele dia, mencionando que informações sobre a situação do animal haviam chegado até ele. Salientou que, no entanto, tinha consciência do fato de que não podia movimentar a guarnição ou parte dela, deixando a descoberto a segurança de toda a comunidade de Santa Cruz. “Mas Ibarama também está sob minha responsabilidade, e a tutela da vida de um animal também deve nos importar sempre”, frisou.

Na tarde de segunda-feira, ele inclusive tinha uma reunião virtual muito importante. Tão logo concluiu essa agenda, e de posse de mais informações, obtidas com o sargento Alcindo, de Sobradinho, que já havia verificado o local, decidiu que iriam ele próprio e Christmann tentar fazer o salvamento. O sargento Alcindo, mesmo de folga, também os acompanhou. Fizeram o percurso de meia hora entre Ibarama e a localidade e, finalmente, por volta das 21 horas, o salvamento se concretizou. “Tínhamos o equipamento adequado e seguimos a técnica necessária, tanto para salvar o animal quanto para cuidar bem da vida das pessoas envolvidas”, ressaltou Leal.

Publicidade

Ele ficou na parte superior no penhasco, conduzindo a operação, e Christmann fez a descida, de cerca de 7 a 8 metros, até o pequeno platô no qual Raposa havia caído. “Quando cheguei perto, ela se assustou e até tentou fugir de mim. Mas quando consegui agarrar ela, então se entregou”, detalhou, emocionado. Logo a prendeu bem com seu equipamento, e ambos puderam ser içados em segurança. “Que bom que deu tudo certo!”, comemorou Christmann. “A gente fica gratificado quando consegue salvar um animal, pois se trata de uma vida”, reforçou Leal.

LEIA TAMBÉM: Bombeiros de Santa Cruz são acionados para resgatar calopsita

Especial na Gazeta

Publicidade

O Dia Mundial dos Animais, a ser celebrado neste domingo, 4, será tema de uma edição especial do caderno Bicho Mania, um dos mais conhecidos suplementos da Gazeta do Sul. A publicação temática está sendo produzida em parceria com médicos veterinários e profissionais que atuam no segmento pet em Santa Cruz do Sul e na região.

Neste ano, além de abrir espaço para as novidades, como a recente lei que aumenta a punição para maus-tratos animais, produtos e serviços, o caderno da Gazeta vai destacar a importância dos bichos para a saúde e a qualidade de vida. Além disso, no primeiro trimestre deste ano o mercado pet cresceu, na contramão da pandemia, movimentando cerca de R$ 2,5 bilhões em vendas somente no comércio online.

Hoje, estima-se que no País sejam cerca de 140 milhões de animais de estimação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a tendência é de que o segmento se mantenha em crescimento, gerando renda e empregos. Os profissionais e os empresários do setor pet que ainda não garantiram participação neste Bicho Mania podem entrar em contato com o Departamento Comercial da Gazeta pelo telefone (51) 3715 7841.

LEIA TAMBÉM: Entenda como funciona o recolhimento de animais em Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.