Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

De 1 a 5 anos

Campanha de vacinação contra poliomielite começa segunda-feira

Pais ou responsáveis por crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos terão um compromisso importante a partir desta segunda-feira, 5. É quando começa a campanha de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite em todo o País. Em Santa Cruz do Sul as doses serão oferecidas em todos os postos de saúde do município. O Dia D – quando todas as unidades ficarão abertas das 8 às 14 horas – está marcado para 17 de outubro. A campanha nacional segue até o dia 30 deste mês.

De acordo com o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeiro Roger Rodrigues Peres, a dose oral é um reforço para diminuir o risco de importação do vírus. “Embora seja erradicado no Brasil, há surtos no exterior e precisamos aumentar o cuidado. Mas é importante lembrar que essa dose não isenta as demais, ou seja, o calendário de vacinação deve ser cumprido”, esclarece. A primeira dose da vacina oral contra a pólio (VOP) deve ser administrada aos 15 meses de vida e a segunda, aos 4 anos.

LEIA TAMBÉM: Crianças devem ficar no fim da fila da vacina de Covid-19

Publicidade

A população-alvo é formada por 5.531 crianças. Para vacinar, é necessário ter em mãos a carteira de vacinas de quem vai receber a imunização e, de preferência o cartão SUS. Roger destaca ainda que, apesar da campanha ser voltada à pólio e à multivacinação de crianças e adolescentes, outras vacinas do calendário também poderão ser feitas.

Para mais informações sobre a poliomielite, suas causas, sintomas, diagnóstico e vacinação, acesse: http://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/poliomielite

LEIA TAMBÉM: Cobertura vacinal na pandemia está abaixo de 60%

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.