Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELEIÇÕES 2020

O que mostra a primeira pesquisa em Santa Cruz do Sul

A primeira pesquisa independente de intenção de voto da campanha deste ano aponta a atual vice-prefeita, Helena Hermany (PP), na liderança da corrida pela Prefeitura de Santa Cruz, com vantagem de 7,7 pontos em relação ao segundo colocado. O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus.

A pedido da Gazeta do Sul, o Methodus ouviu, entre segunda e quinta-feira dessa semana, 400 eleitores de ambos os sexos e diferentes graus de escolaridade, faixas etárias e renda familiar. No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Helena aparece com 23,4% das intenções de voto, contra 15,7% de Alex Knak (MDB) – uma vantagem acima da margem de erro, que é de 4,9 pontos para mais ou para menos.

LEIA MAIS: Veja fotos do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz

Publicidade

Knak, porém, é seguido de perto por Mathias Bertram (PTB) e Carlos Eurico Pereira (Novo), que têm 11,9% e 9,7%, respectivamente. Mais atrás, aparecem Jaqueline Marques (PSD), Frederico de Barros (PT) e Irton Marx (Solidariedade), os dois últimos com pontuações bem inferiores.

Helena também lidera o levantamento espontâneo, no qual o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos. A progressista foi citada por 13,7% dos entrevistados, enquanto Knak foi citado por 10,4% e Bertram por 8%.

A liderança de Helena já vinha sendo apontada nas projeções internas dos partidos. Os números do Methodus, porém, indicam uma disputa embolada pelo segundo lugar. Além da pouca diferença entre Knak e Bertram, também chama a atenção o desempenho de Carlos Eurico que, contrariando as expectativas, apareceu à frente de Jaqueline, representante do governo Telmo na disputa.

Publicidade

Outro aspecto relevante é o elevado número de eleitores indecisos, que chega a 17,7% no cenário estimulado, superando as diferenças de percentuais entre os candidatos mais citados. Na prática, isso significa que a eleição ainda está totalmente em aberto. No levantamento espontâneo, o índice de indecisos ultrapassa os 50%.

Saúde deve ser prioridade para maioria
A pesquisa também indicou que a área da saúde deve ser, para a maioria dos eleitores, a prioridade do futuro prefeito. Mais de 40% dos entrevistados citaram o setor. Na sequência, aparecem os setores de educação (21,9%) e desenvolvimento econômico (10,7%). Já a área de saneamento, que foi determinante nas eleições de 2012 e 2016, é prioridade para apenas 8,1% dos eleitores.

Mathias tem a menor rejeição
Embora apareça em terceiro no cenário estimulado, Mathias apresenta o menor índice de rejeição entre todos os candidatos, o que indica um maior potencial de crescimento. A rejeição do petebista ficou em 7,7% – praticamente a metade do percentual obtido por Alex Knak, por exemplo. O mesmo ocorre com Carlos Eurico (Novo), com um percentual próximo ao de Mathias. Os candidatos Irton Marx e Frederico de Barros foram os que apresentaram os maiores índices de rejeição.

Publicidade

FICHA TÉCNICA
Empresa responsável: Instituto Methodus
Contratante: Gazeta do Sul SA
Entrevistas: 400
Período de realização: 28 de setembro a 1º de outubro
Margem de erro: 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos
Intervalo de confiança: 95%
Número do registro: RS06776/2020

LEIA MAIS: Confira quais foram os principais temas do debate entre os candidatos de Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.