Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Solidariedade

Um novo lar para o gaiteiro Pedro Muniz

Foto: Alencar da Rosa

Pedro é conhecido por tocar acordeon no Centro

Em tempos de crise, como na atual pandemia, somam-se exemplos de solidariedade. Em Santa Cruz do Sul, 15 voluntários uniram-se para reformar a casa do músico Pedro Feliciano dos Santos Muniz, de 44 anos, personagem bastante conhecido por tocar acordeom no Centro. Muniz reside há pelo menos 15 anos em uma garagem adaptada na Rua Leonel do Prado, número 120, no Bairro Ana Nery. Na última terça-feira, após dois meses de obras, ele passou a primeira noite no ambiente restaurado.

O cômodo, que tinha apenas uma peça em péssimas condições, com fiação exposta, piso ir regular e sem banheiro na parte interna, foi totalmente modificado. O telhado de zinco foi substituído por brasilit e ganhou forro de PVC, o chão recebeu cerâmica e tomadas foram instaladas, assim como torneiras, chuveiro e portas. Uma separação de ambientes foi feita na peça e, agora, Muniz tem uma sala e um quarto, uma pequena cozinha e um banheiro dentro de casa. Ele também ganhou móveis novos e usados.

LEIA TAMBÉM: Com a gaita, Pedro traz um pouco de ânimo em dias tensos

Publicidade

O músico, que já passou por diversas dificuldades, falou da alegria de poder chegar em casa e encontrar um lar decente. “Agora tenho vontade de voltar para minha casinha, estou mais disposto, mais feliz, com mais ânimo e vontade de viver. Era um sonho e Deus fornece tudo na hora certa. Pedi muito para que Ele colocasse alguém no meu caminho para me ajudar, porque eu não aguentava mais viver naquelas condições”, afirmou. “Até comprei um jogo de copos antes, não tinha essa motivação, não tinha nem onde guardar”, comentou.

Quando tudo começou a mudar

A vida de Pedro Muniz começou a mudar para melhor no fim de julho, ao término de uma aula de acordeom ministrada para o militar do Exército Marcelo Vieira, de 41 anos. “Como estava chovendo, eu e minha esposa decidimos levá-lo em casa e ficamos apavorados com o que vimos. Chovia muito dentro da casa e as condições eram precárias. A vontade foi de trazer ele de volta para morar com a gente”, contou o militar.

Publicidade

A primeira iniciativa foi criar uma campanha para levantar recursos para a compra de materiais de construção e pagamento da mão de obra. “Nos mobilizamos e fomos atrás. Na internet, vários se propuseram a ajudar, mas só umas 15 pessoas abraçaram a causa”, disse Marcelo.

Além das doações de dinheiro recebidas de moradores de Santa Cruz, doações também chegaram de Lajeado, Garibaldi, Estrela e Bombinhas (SC). Outras pessoas participaram doando materiais de construção e móveis, caso do Grupo do Bem, liderado por Luciana Tremea, que já atua há 15 anos no município e realiza diversas ações junto a famílias carentes.

Para o pagamento da mão de obra, Muniz utilizou um auxílio do governo ao qual tinha direito, no valor de R$ 1 mil. Para ele, gratidão é a palavra que melhor define este momento. “Eu tenho muita gratidão ao Marcelo e à família dele, ao casal Manoel e Sandra, que me acolheram nos dias em que minha casa estava em reforma, e também a todas as pessoas que se sensibilizaram com minha história.” Das coisas que ainda faltam, ele cita uma televisão e um fogão a gás.

Publicidade

Voz das ruas

É na Rua Marechal Floriano, na esquina da Casa das Artes Regina Simonis, que o gaiteiro Pedro Muniz se apresenta há dez anos. Além de tocar, também canta músicas gauchescas. De segunda a sexta-feira, faça chuva faça sol, toca sobre um banco de madeira e mantém um vasilhame para receber as doações em espécie. Por dia, tira aproximadamente R$ 10,00. “As vezes dá menos e raramente eu consigo mais do que isso, mas é o que gosto de fazer. A música me traz alegria e poder levar isso aos outros faz eu me sentir bem”, comenta. O almoço ele ganha de cortesia, de um restaurante, e durante o dia faz um pequeno lanche no Centro. “Eu me mantenho da música, das aulas de acordeom que dou as vezes e também de doações que recebo de amigos e da Prefeitura”, enfatiza. Os interessados em ajudar Pedro Muniz ou de contratá-lo para animação de festas, ou ainda para as aulas de acordeom, podem entrar em contato pelo telefone (51) 99687 7284.

LEIA TAMBÉM: Para estes artistas anônimos, o palco é a rua

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.