Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tecnologia

Horário de verão? Celulares adiantam em uma hora na madrugada deste domingo

Foto: Bruno Pedry

Telefones podem ser configurados para evitar surpresa

Na manhã deste domingo, 18, parte da população foi surpreendida pela atualização automática do horário de verão em celulares. O assunto polêmico divide opiniões na internet e se tornou um dos mais comentados nas redes sociais. Apesar de a modificação não estar mais em vigor por determinação do Governo Federal, alguns smartphones, tablets e outros equipamentos continuam na regra antiga.

Algumas operadoras de telefonia acabam atualizando automaticamente, já que o horário de verão começava tradicionalmente no terceiro final de semana de outubro, na madrugada entre sábado e domingo.

A atualização é realizada de acordo com Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês), usado pelos dispositivos eletrônicos, o que ocorre, geralmente, em modelos com versões antigas de sistema.

Publicidade

LEIA MAIS: Mesmo sem horário de verão, telefones podem atualizar a hora?

MME mantém recomendação de não se adotar horário de verão este ano

O Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não se adotar o horário de verão neste ano (período de 2020/2021). O horário foi extinto em abril do ano passado, com base em estudos da pasta, que apontaram a pouca efetividade na economia energética, e também em estudos da área da saúde, sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas.

Publicidade

Em nota técnica, a pasta avaliou o resultado regulatório da extinção do horário de verão e disse que a economia de energia com a medida diminuiu nos últimos anos e já estaria perto da neutralidade, em razão das mudanças no hábito de consumo de energia da população.

Quando foi criado, o horário de verão tinha por objetivo aliviar o pico de consumo, que era em torno das 18h, e trazer economia de energia na medida em que a iluminação solar era aproveitada por mais tempo. No entanto, nos últimos anos, o Ministério de Minas e Energia constatou uma alteração no horário de pico com maior consumo de energia no período da tarde, por causa da intensificação do uso do ar condicionado, quando o horário de verão não tinha influência.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

LEIA MAIS: O que os santa-cruzenses pensam sobre o fim do Horário de Verão

Seu celular atualizou automaticamente? Veja como ajustar

Como corrigir o horário no Android

Publicidade

Passo 1. Selecione “Configurar” e, em seguida, vá em “Sistema”.

Passo 2. Toque em “Data e hora” e, na sequência, desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.

Passo 3. Toque em “Selecionar fuso horário”. Escolha “Horário Padrão de Brasília”. Pronto, a hora foi ajustada para a versão correta, sem horário de verão.

Publicidade

Como corrigir o horário no iPhone

Passo 1. Acesse os “Ajustes” do iOS e toque em “Geral”.

Passo 2. Abra “Data e Hora” e desative a opção “Automaticamente”.

Passo 3. Toque na hora para fazer o ajuste. Por fim, basta voltar o relógio em uma hora.

LEIA MAIS: Não se assuste com a hora: celulares adiantaram para o horário de verão

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.