Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TEMPO

Registro nessa sexta interrompeu sequência de 18 dias sem chuva em Santa Cruz

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

A chuva de um milímetro ocorrida nessa sexta-feira, 23, em Santa Cruz do Sul serviu para interromper uma sequência de 18 dias sem registro acumulável na estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações. Nos 23 primeiros dias de outubro de 2020, choveu 38 milímetros em Santa Cruz. A média histórica para o mês é de 190 milímetros.

Para fins de comparação, nem mesmo durante a forte estiagem registrada no início deste ano, houve período seco tão longo. A maior sequência sem chuva, na seca do verão passado, foi no início de fevereiro, quando não houve precipitação durante 16 dias.

LEIA MAIS: Chuva já começa a fazer falta na região e expectativa de seca preocupa produtores

Publicidade

Santa Cruz tem chuva acima da média mas com distribuição irregular

Apesar da forte estiagem registrada nos meses de fevereiro, março e abril, a precipitação ocorrida nos demais meses do ano mostra que choveu mais do que o esperado até agora em Santa Cruz. De acordo com a medição da Gazeta Grupo de Comunicações, a chuva ocorrida em 2020 chega a 1.604 milímetros na zona urbana – 215 milímetros acima da média histórica prevista para o período que é de 1.389 milímetros.

O problema é a distribuição irregular da instabilidade. Enquanto fevereiro, março e abril tiveram chuva muito abaixo do esperado, prejudicando as culturas de verão e trazendo perdas para os produtores do Vale do Rio Pardo, em julho a precipitação foi intensa no começo do mês e em um curto período de dias, provocando enchente na região do Bairro Várzea, com o transbordamento do Rio Pardinho em Santa Cruz.

LEIA MAIS: MetSul alerta para estiagem severa no Rio Grande do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.