Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Interior de Santa Cruz

Moradores de São Martinho cobram solução para o fim da poeira

Foto: Rafaelly Machado

Veículos, especialmente os grandes, deixam uma nuvem de poeira quando passam. Para piorar, o movimento é intenso no local

Um problema já antigo segue gerando transtornos aos moradores da localidade de São Martinho, no interior de Santa Cruz do Sul. As nuvens de poeira levantadas pelos veículos que passam pela estrada cobrem as casas que ficam na beira da pista. Nos dias de semana o tráfego é intenso, especialmente de caminhões, pois a via é uma das principais ligações com Boqueirão do Leão. Para piorar a situação, o ConAid aplicado no pavimento pela Prefeitura em 2015, segundo os moradores, intensificou a poeira.

Depois de várias tentativas sem solução, as famílias do local chegaram a realizar um abaixo-assinado, entregue à Prefeitura em julho. Ainda assim, segundo eles, não houve resposta. “A situação aqui é crítica, é muito triste. É um inferno essa poeira, pode olhar aqui ao redor, não temos mais vontade de limpar”, afirma Darci Faust. Eles alegam que antes da aplicação do ConAid havia a poeira do chão batido, mas o problema se intensificou e o pó levantado pela brita é muito pior. “É uma poeira cinza, que até prejudica a nossa saúde. Não tem como aguentar”, lamenta.

A vegetação que cresce na beira da estrada e até mesmo as lavouras de fumo e milho denunciam o problema. O tradicional verde das folhas é coberto por uma densa camada de terra, que também é percebida nas residências. “Aqui não tem mais vida, sabe? Nós fechamos a parte da frente das casas e vamos para os fundos, mas, mesmo assim, está tudo coberto de pó. Nem adianta limpar, cinco minutos depois já está a mesma coisa”, relata Simone Hirsch. Até mesmo a secagem das roupas nos varais se torna inviável, segundo as famílias. A condição do pavimento é boa e, com isso, os veículos trafegam em alta velocidade, gerando nuvens de poeira com vários metros de altura e extensão.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Nuvens de poeira incomodam moradores em Linha João Alves há 10 anos

Coberta de pó, vegetação na beira da estrada evidencia o que passam os moradores | Foto: Rafaelly Machado

Com a proximidade do verão e a já prevista escassez de chuva, os transtornos devem crescer ainda mais nos dias secos, aumentando a preocupação. Uma das soluções apontadas pelos moradores é o asfaltamento da estrada, que já está ocorrendo em um trecho mais à frente. “Vão asfaltar um quilômetro ali adiante, e nós vamos ficar de fora. Aqui temos mais moradores do que onde eles estão fazendo. Não estamos contra ninguém, quem recebe asfalto ou não, mas nós aqui também merecemos”, salienta Faust.

Em nota à Gazeta do Sul, a Prefeitura informou que está ocorrendo o asfaltamento de três trechos na localidade de São Martinho: um quilômetro próximo ao antigo salão Butzge, 600 metros na altura do Salão Wehner e 600 metros no trecho perto do armazém Porath Staub. A colocação em outros trechos deverá ser avaliada.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cerca de 200 ruas esperam por pavimentação em Santa Cruz

O ConAid
Tecnologia de origem sul-africana, o ConAid é uma alternativa de baixo custo para a preservação de estradas. Trata-se de um líquido aplicado para garantir a estabilização permanente do solo, bem como aumentar sua resistência à água, impedindo a formação de buracos e garantindo a conservação do pavimento por mais tempo. O custo é consideravelmente menor que o asfaltamento, e a durabilidade é maior do que a simples aplicação de cascalho ou brita soltos. Santa Cruz do Sul já conta com mais de 40 quilômetros de estradas pavimentadas com ConAid.

LEIA TAMBÉM: Moradores pedem ajuda por danos causados pela construção da Fase

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.