Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prioridades

Vale do Rio Pardo começa votação da Consulta Popular

Os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) dos 23 municípios do Corede Vale do Rio Pardo têm uma semana bastante importante na mobilização pela votação da Consulta Popular 2020, que começa nesta segunda-feira, 26, e se estende até o dia 3 de novembro. A cédula com as demandas da região deste ano vai trazer três projetos, todos em benefício do desenvolvimento rural. Conforme definição da Assembleia Regional Ampliada, dessas propostas serão escolhidas as duas mais votadas.

O projeto mais votado terá a sua execução em 2021 e o segundo, com realização condicionada à receita do Estado, possivelmente em 2022. O valor disponível (execução em 2021) será de R$ 371.428,57.

LEIA MAIS: Veja quantos votos cada município precisa para receber recursos da Consulta Popular

Publicidade

A votação será totalmente digital, pelo site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br) ou por meio de SMS para o número 29634, com a mensagem: RSVOTO #título de eleitor #nº do projeto. Estão habilitados a participar os eleitores com domicílio eleitoral no Vale do Rio Pardo, que poderão escolher apenas uma das propostas na cédula. Cada pessoa tem direito somente a votar em um projeto, e para a votação é necessário o número do título de eleitor.

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca que a mobilização dos municípios é muito importante pelo fato de que, para ter acesso aos recursos do Estado, cada um terá que atingir o mínimo de 2% dos eleitores. “Temos uma série de dificuldades em função da pandemia, que atrasou o calendário para a mobilização. Tudo terá que ser de forma online. Então, quanto mais gente conseguirmos atingir de forma online, melhor será para obtermos os índices de votação”, observa.

LEIA MAIS: Definidos os projetos para a cédula da Consulta Popular

Publicidade

Segundo ele, mesmo com os montantes sendo baixos, é preciso manter a tradição da região do Vale do Rio Pardo de buscar esses recursos. “São valores baixos se compararmos com outros anos, mas vamos em busca da contemplação dos projetos que se enquadrem dentro do nosso interesse. Hoje, com acesso ao celular, ficou mais fácil participar do processo de votação”, observou Petry.

Dos 23 municípios do Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul precisa mobilizar 2.068 eleitores, por ser o município com a maior quantidade de votantes, enquanto o menor é Lagoa Bonita do Sul, que precisa movimentar apenas 47 pessoas.

LEIA MAIS: Consulta Popular 2020 terá votação totalmente virtual; veja cronograma

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.