Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

POLIOMIELITE

Mais de 2 mil crianças precisam ser vacinadas até o fim da semana

Estado já vacinou 25% das crianças de 1 a 4 anos | Foto: Venilton Küchler

Segue até sexta-feira, dia 30, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Segundo dados divulgados pela Prefeitura, até a tarde desta segunda-feira, 26, 3.074 crianças tinham recebido a imunização. O público-alvo no município, no entanto, é de 5.531 crianças – todas as que tem mais de um ano e menos de cinco anos de idade devem receber a dose. Isto significa que quase 2,5 mil crianças precisam receber a vacina até o fim da semana.

A meta da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) é alcançar pelo menos 95% de cobertura vacinal. Em Santa Cruz, até esta segunda, o índice é de 55,5%.


LEIA MAIS: Ações na Justiça obrigam famílias a vacinarem filhos; pais podem perder guarda

Publicidade

Os pais ou responsáveis, preferencialmente munidos da carteira de vacinação, devem levar as crianças às unidades de saúde, para que recebam a dose. O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

No Rio Grande do Sul, o governo estadual informou que, até esta segunda-feira, 26, a cobertura vacinal das crianças com menos de cinco anos de idade contra a poliomielite era de 48%. “É responsabilidade dos pais e um ato de proteção vacinar os filhos. Várias doenças, que podem até mesmo levar a óbito, estão em circulação no Rio Grande do Sul, como o sarampo. Um ato simples como a vacina pode evitar o contágio”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Juntamente com a campanha contra a pólio, segue até sexta-feira, 30, a campanha nacional de multivacinação, que visa colocar em dia as imunizações de crianças e adolescentes com até 15 anos.

Publicidade

A doença

A poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. Ele pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção. No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem aconteceu em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba.

LEIA MAIS: Menos da metade das crianças já tomou a vacina em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.