Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Um canteiro na Gaspar

Jovem aproveita espaço junto à calçada com hortaliças e flores

Foto: Rafaelly Machado

O jovem empresário Marlon Thiesen cultiva flores e hortaliças em canteiro da Rua Gaspar Silveira Martins

É quase impossível caminhar pela Rua Gaspar Silveira Martins, próximo ao trevo da Receita Federal de Santa Cruz do Sul, e não parar para apreciar um canteiro de flores e hortaliças rente à calçada. O jovem Marlon Willian Thiesen, 20 anos, proprietário de uma agropecuária, há três meses cultiva mais de 15 tipos de hortaliças, além de diversas espécies de flores, em um espaço com cerca de 15 metros de comprimento.

Thiesen, que nasceu no campo, em Cerro do Chilena, interior de Vale Verde, viveu lá até há pouco tempo, quando resolveu empreender em Santa Cruz do Sul. A prática com o plantio vem de casa e também do aprendizado na Escola Família Agrícola de Santa Cruz (Efasc), onde estudou por três anos e foi inspirado a cursar Agronomia na universidade a distância Unopar. Há três meses longe do interior, ainda relembra a última safra ao lado dos pais, Marcos e Izolete Thiesen, de 46 e 43 anos. “Tínhamos 4 mil pés de morango, 1,6 mil videiras, tabaco, vacas de leite, além das hortas e flores”, conta.

LEIA TAMBÉM: Aposentado cultiva hortaliças na frente de casa no Bairro Aliança

Publicidade

Marlon Willian Thiesen mostra os pepinos cultivados rente às árvores: canteiro na Rua Gaspar Silveira Martins ganhou mais vida

Segundo Thiesen, o canteiro em frente ao seu estabelecimento já existia quando ele chegou. No entanto, só havia flores secas e não estava nada bonito. “Limpei tudo, deixei só a terra e plantei de novo”, explica. As árvores na calçada também ganharam ainda mais vida com o plantio, junto a elas, de pepinos para salada. “Nas árvores só tinha pedras ao redor. Então, trouxe terra e esterco de casa e os pepinos já estão prontos para a colheita.”

No pequeno espaço, ele plantou alface-crespa e alface-crespa roxa, brócolis, couve-manteiga, tomate, berinjela, pimentão vermelho, pepino, tomate-cereja, gaúcho e longa vida, cebola e outros, tudo sem adição de agrotóxicos. Em meio às hortaliças, as flores dão cor e embelezam ainda mais o canteiro. Tem petúnia, cravina, boca-de-leão, espada-de-são-jorge e até uma erva sueca que promete tirar o mau olhado e trazer riqueza e prosperidade. “Chama muito a atenção das pessoas. O pessoal passa com o carro devagarinho, olhando. As pessoas param e querem saber mais”, relata.

LEIA TAMBÉM: Florir faz bem ao coração: aposentado cultiva amor-perfeito há 51 anos

Publicidade

Espaço para produzir: tomates de encher os olhos surgem junto ao colorido das flores

Aproveitamento

O jovem empreendedor conta que a ideia com o canteiro é, além de embelezar a calçada e encher os olhos de quem passa, mostrar que é possível produzir e aproveitar pequenos espaços e que qualquer pessoa pode fazer o mesmo em casa. As hortaliças do canteiro, infelizmente, não podem ser consumidas por causa da poluição dos carros. “Existem alguns produtos naturais que podem ser utilizados no cultivo. Então é possível, sim, produzir sem adição de veneno para consumo próprio”, reforça.

As hortaliças do canteiro, infelizmente, não podem ser consumidas por causa da poluição dos carros

Para provar que realmente é possível se alimentar de forma saudável e do próprio plantio, sem precisar de grandes espaços, Marlon ainda mantém a produção de tomates e alguns tipos de temperos dentro do próprio apartamento em Santa Cruz. Sobre o canteiro da Gaspar, ele ainda pretende plantar alecrim, manjericão e outros tipos de temperos.

Publicidade

LEIA MAIS: Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.