Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NOVA SECA

Rio Pardo pode voltar a ter barramento em Candelária, para garantir abastecimento

Barramento deverá ocorrer entre o ponto de captação e a Praia Carlos Larger, onde a queda do nível da água já surpreende

A Prefeitura de Candelária aguarda a autorização do governo do Estado para uma nova ação de barramento do Rio Pardo, em caráter emergencial, na área entre o ponto de captação de água e a Praia Carlos Larger. Um processo semelhante já havia sido realizado em abril, no auge da estiagem, e visa garantir o abastecimento da população para o próximo verão.

O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Albino Oto Gewehr, informou que o Rio Pardo vem enfrentando um sério problema em relação ao nível. “Nosso rio virou uma calha. Quando chove ele enche rapidamente, mas dois dias depois ele já deságua”, explicou. Segundo Gewehr, isso acontece por dois motivos: a pouca retenção de água nas encostas e a alta absorção de água pelos morros e matas ao redor.

LEIA TAMBÉM: Chuvas dos últimos dias foram insuficientes no campo

Publicidade


De acordo com Gewehr, mesmo com a chuva dos últimos dias, existe um estresse hídrico muito grande em decorrência da estiagem. “O solo agrícola ainda não encharcou e já começa a dar sinais novamente de deficiência hídrica”, ressaltou. Ainda conforme o diretor, na semana passada mergulhadores da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) estiveram no local para o levantamento, que constatou que o nível do rio estava tão baixo quanto em março, em plena seca.

O barramento é feito com o maquinário da Prefeitura. A meta é erguer em 30 centímetros o nível da água na captação da Corsan. A companhia faz o projeto técnico e a Prefeitura entra com o maquinário. “O projeto técnico está sendo encaminhado para a Divisão de Recursos Hidrícos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Assim que o governador assinar, em uma hora e meia de escavadeira o serviço já estará concluído”, disse.

LEIA TAMBÉM: Chuva já começa a fazer falta na região e expectativa de seca preocupa produtores

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.