Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A Gazeta esteve lá: na casa de Goethe, em Weimar

Casa de campo do autor atrai muitos turistas

Ao longo de seus 75 anos, a Gazeta firmou profunda identidade com a comunidade de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo, tornando-se o veículo de comunicação de referência a registrar os fatos marcantes dessa região e, por extensão, porta-voz de suas demandas e de seus anseios. Pelo jornal, pelas rádios, pelo Portal Gaz e pela Editora Gazeta, a Gazeta igualmente contribuiu para projetar produtos, serviços e marcas para o mundo.

E, não raro, profissionais da Gazeta seguiam pelo mundo afora, seja para a cobertura de eventos ou no atendimento de pautas, dentro e fora do País, em temas de interesse de leitores e parceiros, para a formação e a qualificação profissional. E foi no contexto de um intercâmbio que em 2002 o jornalista Romar Rudolfo Beling, então editor de cadernos especiais na Gazeta do Sul e em vias de assumir a condição de editor na Editora Gazeta, participou, como convidado do Consulado do Governo da Alemanha, de roteiro de um mês em que 12 jornalistas dos principais veículos em atividade no Brasil visitaram diferentes regiões da Alemanha.

LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: uma viagem para redescobrir o Jacuí

Publicidade

Beling na casa de campo de Goethe em 2002

Beling foi o único jornalista de veículo de fora de capital a integrar a comitiva, selecionado pela importância da Gazeta do Sul enquanto jornal diário em região de colonização alemã. Os demais profissionais eram de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória (ES), Salvador e Fortaleza, selecionados entre os grandes grupos de comunicação de impresso e televisão. Por um mês, guiados por profissionais do Goethe Internationes, sob custeio integral do Consulado do Governo da Alemanha, os jornalistas percorreram as principais cidades alemãs, a partir de Frankfurt-am-Main e de Berlin, visitaram autoridades, conheceram empresas e percorreram pontos turísticos e de interação comercial. O roteiro culminou, em setembro, no final de semana em que os alemães escolheriam novo presidente, quando Gerhard Schroeder alcançou a reeleição, e os profissionais brasileiros puderam acompanhar o dia de votação em meio a milhares de jornalistas do mundo todo, de dentro do Parlamento.

LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: no show do U2 no Morumbi, em 2011

Ponto alto daquele roteiro de viés social, educacional, econômico e, principalmente, cultural foi uma visita aos ambientes de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1821), o grande nome da literatura e da cultura alemã. Beling e os demais jornalistas começaram seu roteiro visitando a casa de Goethe em Frankfurt, onde ele nasceu. Em meio ao intercâmbio, visitaram igualmente a famosa residência do autor em Weimar, na Turíngia, onde ele faleceu, e onde é celebrado em estátua na companhia do poeta Friedrich Schiller, que ali também morou e morreu. E o grupo ainda visitou a icônica casa de campo de Goethe, à qual ele se retirava para se inspirar, caminhar e produzir algumas de suas obras célebres. Para quem aprecia e admira Goethe, nesses locais, como é de se imaginar, memórias, lembranças e fatos marcantes do grande poeta são sempre vivificados. E a Gazeta também esteve lá.

LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: no Taim, com a Unisc, em 1995

Publicidade

A estátua de Goethe e Schiller em Weimar

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.