Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

Santa Cruz tem aumento de 75% no número de hospitalizados por Covid-19 em sete dias

Foto: Alejandra De Lucca

O Vale do Rio Pardo permaneceu na zona de risco médio na 27ª rodada de atualização do modelo de distanciamento. Contudo, o aumento na nota foi significativo e serve de alerta para que a população respeite os protocolos de distanciamento e higiene, a fim de evitar nova proibição de diversas atividades.

É a primeira vez desde a 8ª rodada que o mapa aparece com três cores diferentes. No cálculo feito pelo Comitê de Dados, a região Covid 28, referenciada por Santa Cruz do Sul e que engloba outros 12 municípios do Vale do Rio Pardo, recebeu nota 1,36, um aumento expressivo sobre os 0,93 da semana passada e próxima do 1,50 que marca o limite entre as bandeiras laranja e vermelha.

LEIA MAIS: Vales seguem em laranja no distanciamento controlado

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul ainda chama atenção o aumento de 75% no número de hospitalizações de pacientes confirmados para a Covid-19 nos sete dias anteriores à sexta-feira, 6 – saltou de 12 para 21 pessoas. Desses, dez são moradores do município e os outros 11 são oriundos de outros locais da região e do Estado.

Em Cachoeira do Sul, a situação é ainda mais grave, com aumento de 100% no total de hospitalizados e ocupação de leitos que chegava próxima a 70% da capacidade nessa sexta-feira. Considerando todo o Rio Grande do Sul, a pandemia também avançou e volta a preocupar as autoridades de saúde porque a lotação das UTIs adulto voltou a ultrapassar os 70% da capacidade da rede hospitalar gaúcha, que conta atualmente com 2.531 leitos.

LEIA MAIS
Santa Cruz confirma 29 casos de coronavírus nesta sexta-feira
Região registra 217 casos e cinco óbitos nesta semana

Publicidade

No Estado, entre os indicadores que mostraram piora, estão o número de internados com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em leitos de UTI, que cresceu 3%; o número de óbitos, que aumentou 4%; e a quantidade de leitos livres, com queda de 3%.

Contabilizando os pacientes internados por outras causas, nesta semana houve leve aumento no número de leitos de UTI ocupados. Com a manutenção do total de leitos de UTI no Estado, se percebe estabilidade na razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 nas últimas quatro semanas.

LEIA TAMBÉM
Santa-cruzenses relatam situação na Europa, que vive segunda onda da pandemia
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.